Uma história comum e que ganha cada vez mais espaço na sociedade. Golspistas se passando por fiscais e extorquindo comerciantes. Dessa vez foi em Búzios. Segundo comunicado, divulgado neste domingo (7), pela Prefeitura de Búzios, um homem, que se identifica como Fernando Machado, vem se passando por fiscal sanitário, contatando estabelecimentos comerciais via telefone e WhatsApp pelo número (22) 98112-6178.
Nas mensagens, o golpista exige o pagamento de R$1500 para a liberação e atualização do alvará sanitário, uma prática ilegal. O comerciante abordado realizou o pagamento via Pix, mas logo em seguida foi bloqueado pelo golpista.
O Secretário de Saúde de Búzios, Leonidas Heringer, emitiu um comunicado oficial alertando a população sobre o golpe. Ele enfatizou que a Vigilância Sanitária não realiza contatos via WhatsApp e que não há nenhum servidor com o nome de Fernando Machado atuando na equipe. Heringer reforçou ainda que todas as ações da Vigilância Sanitária são conduzidas exclusivamente por meio de visitas dos agentes, que estão sempre devidamente uniformizados e portando crachá de identificação.
“É importante que os comerciantes fiquem atentos e não caiam em golpes. Qualquer tentativa de extorsão deve ser imediatamente comunicada à Polícia Militar,” afirmou o secretário.
O governo municipal reforçou ainda a necessidade de verificar a identificação dos agentes públicos como o crachá de identificação dos agentes da Vigilância Sanitária. E que é preciso desconfiar de contatos via whatsapp.