Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Globoplay relembra o motorista que abalou Collor e foi capa do Perú Molhado em Búzios

Série documental revisita os bastidores do escândalo que derrubou o ex-presidente Fernando Collor e a Prensa resgata a irreverência do jornal satírico que circulou por mais de 30 anos no balneário mais querido do Rio de Janeiro
Capa histórica do Perú Molhado em Búzios relembra o motorista que abalou o governo Collor — tema que volta à cena na nova série do Globoplay (Saiba mais sobre o acervo de imagens históricas de Búzios: prensadebabel@gmail.com)
Capa histórica do Perú Molhado em Búzios relembra o motorista que abalou o governo Collor — tema que volta à cena na nova série do Globoplay (Saiba mais sobre o acervo de imagens históricas de Búzios: [email protected])

Um dos episódios mais cruciais que culminaram no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello (presidente de 1990 a 1992, cassado por corrupção em esquema chefiado por PC Farias) ganha destaque em uma nova série documental “Caçador de Marajás” do Globoplay. A produção dedica um capítulo ao papel de Eriberto França, o motorista que forneceu as provas definitivas contra o então presidente, revelando as engrenagens da corrupção que levou à sua queda.

Em 1992, Eriberto, motorista da secretária de Collor, Ana Acioli, tornou-se uma testemunha-chave ao detalhar a movimentação de contas fantasmas e depósitos feitos por Paulo César Farias — o tesoureiro de campanha de Collor e pivô do esquema de corrupção — para custear despesas pessoais do presidente. Suas revelações, que incluíam a compra de um Fiat Elba com dinheiro do esquema, foram o golpe fatal que confirmou as denúncias de Pedro Collor, irmão do presidente.

‘O Perú Molhado’ e a Homenagem Inusitada

A importância histórica do motorista Eriberto foi capturada, à época, com a irreverência característica do jornalismo praticado pelo icônico e saudoso O Perú Molhado. Um exemplar de julho de 1992 do periódico editado em Búzios, dedicou sua capa a uma homenagem bem-humorada ao personagem.

A manchete principal, em tom irônico, declarava: “A NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS PESSOAS QUE FINALMENTE DIRIGEM ESTE PAÍS, OS MOTORISTAS.”

A capa, que estampa uma foto de Eriberto de terno e gravata, celebra o humor cívico do jornal, que, em plena crise política nacional, celebrou o motorista Eriberto por ter “entregado o esquema do Presidente Collor de Melo”. O exemplar de “O Perú Molhado”, parte da memória de Búzios, ressalta como o o jornal contracultural criado pelo lendário jornalista argentino, radico em Búzios desde os 27 anos até sua morte aos 60 anos, encontrou uma forma satírica de reconhecer a bravura do depoimento que mudou o rumo da política brasileira, e que agora é revisitado em profundidade pela plataforma de streaming da Globo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Instituto Larissa Sarue contesta operação do Inea e defende projeto de soltura controlada de fauna em Búzios

Búzios contrata nova empresa para operar estacionamento rotativo e promete 100% da arrecadação para o município

Búzios sedia nova edição do Encontro Fluminense FBHA com foco no turismo regional

Câmara de São Pedro realiza sessão especial em homenagem ao Dia dos Professores

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]