No próximo dia 26 de novembro, Tamoios, distrito de Cabo Frio, receberá mais uma edição da Gincana de Pesca Samburá. O evento tem como objetivo promover uma disputa saudável entre pescadores do distrito e de outras localidades.
De acordo com a organização, o torneio começará às 9h, no quiosque três, em Aquarius. Mas é importante que os competidores cheguem antes do horário de início para localizar e ocupar a sua raia. O tempo de pesca encerra às 13h.
Após o sinal, os fiscais do evento serão os responsáveis por recolher as fichas e fazer a contagem dos pontos. Os melhores pescadores de cada categoria receberão troféu para comprovar o título.
As inscrições podem ser feitas até o dia do evento no ACD Bazar, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, próximo a antiga subprefeitura. Os participantes terão direito a camisa oficial do evento.
Vale lembrar que o evento também tem um apelo social. Os pescadores inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível no dia da gincana. Todo o alimento arrecado, assim como os peixes capturados durante a gincana serão doados a uma instituição de caridade.
Sobre o evento – A gincana é organizada de forma totalmente independente sem apoio do setor público, tão pouco de grandes investidores. O encontro é financiado por amigos e comerciantes da localidade, que acreditam na ideia e aproveitam para divulgar a sua marca.
“Os patrocinadores são essenciais para que nosso evento dê certo e todo mundo sai ganhando. Quem patrocina ganha o nome estampado na camisa da gincana. E temos muito patrocinadores, que contribuíram para ajudar o evento e depois conseguiram vender seu serviço por conta do anúncio. Então é bom pra todo mundo e qualquer um pode ajudar, é só ir lá no ACD Bazar”, explica Armando que é idealizador desse grande evento.
Armando explica ainda como é a organização da gincana que atrai centenas de pessoas duas vezes ao ano para a Praia de Tamoios. O evento pode ser considerado o maior e mais tradicional evento do distrito. “Essa gincana começou como uma pequena brincadeira, que tem tomado proporções cada vez maiores. E como uma grande brincadeira não temos interesse em ganhar dinheiro, pelo contrário, só queremos um evento bacana, do jeito que Tamoios merece. No dia da gincana nós fazemos um churrasco para os participantes, oferecemos troféus, brinquedo para as crianças e os participantes ainda ganham uma camisa tudo financiado através da quantia que arrecadamos com os patrocínios e com as inscrições”, explicou Armando, que lembra que é cobrado uma taxa simbólica de inscrição para colaborar com o evento.