No próximo sábado (17), Búzios sediará a Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Estado do Rio de Janeiro, das 8h às 19h, na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro.
A conferência é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Estadual e reunirá representantes da sociedade civil e do poder público de 11 municípios da Região dos Lagos e Norte Fluminense.
As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas até quarta-feira (14), à meia-noite. Somente poderão participar da etapa estadual aquelas pessoas que estiverem inscritas e presentes durante toda a programação.
Organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos, da Superintendência de Políticas LGBTI+ e do Conselho Estadual CELGBT/RJ, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Búzios, que é cidade-sede da edição regional.
Estão confirmados participantes de Búzios, Cabo Frio, Macaé, Arraial do Cabo, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Saquarema, Rio das Ostras, entre outros municípios. A expectativa é de um público de aproximadamente 150 pessoas, entre ativistas, gestores públicos, conselheiros e militantes LGBTQIA+.
A organização garante alimentação gratuita aos participantes, mas informa que não haverá transporte ou hospedagem.
Em entrevista ao Prensa de Babel, o gestor da diversidade do município de Búzios, Fernando Bertozzi, ressaltou a importância da etapa regional:
“A Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBT+ é uma etapa fundamental no processo democrático de construção das políticas públicas. Ela permite que representantes da sociedade civil e do poder público debatam os desafios e proponham soluções específicas para cada território.”
Bertozzi reforça que a escuta regionalizada é essencial para que as demandas locais estejam refletidas na Conferência Estadual, garantindo maior eficácia e representatividade:
“É nesse espaço que se constroem diretrizes, se elegem delegados e se fortalece a participação social — pilares indispensáveis para avançarmos na promoção dos direitos humanos e no enfrentamento à LGBTfobia em todo o estado do Rio de Janeiro.”
A Conferência busca consolidar um espaço de diálogo e construção coletiva, com foco no fortalecimento das políticas públicas e na proteção de direitos da população LGBTQIA+.
“Cada voz, cada história e cada resistência conta na construção de um território mais justo, seguro e diverso. Sigamos firmes, com orgulho e unidos — porque ser quem somos é, por si só, um ato revolucionário”, concluiu Bertozzi.
Para garantir sua participação, CLIQUE AQUI!
NEWSLETTER DE NOTÍCIAS PRA VOCÊ FICAR BEM INFORMADO (A)!
Olá! 😊 Estamos criando uma newsletter semanal com as principais notícias da Região dos Lagos – com foco em Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras e Macaé. Bem como, eventualmente, conteúdos sobre Rio, Niterói e notícias nacionais que impactam nossa região.
Quer receber? É gratuita e as notícias serão enviadas para seu e-mail.
Se quiser entrar na lista, nos passa seu e-mail clicando no link ao lado whatsapp