Pular para o conteúdo
Search

Geribá livre: em Búzios população comemora retirada das cercas

Nesta quinta-feira (06), exatamente um mês após a vistoria realizada na praia de Geribá pelo Ministério Público Federal, a população de Búzios pôde comemorar a reabertura integral da faixa de areia. Cumprindo determinação do MPF, a prefeitura deu início à retirada das cercas que invadiam a área pública, servindo à proteção de canteiros de espécies exóticas, instalados pelos proprietários das casas situadas de frente para o mar.

Algumas cercas até possuíam licença da secretaria de Meio Ambiente, inclusive uma das licenças chegou a ser emitida pelo próprio secretário Duda Tedesco, no último dia 23, mesmo após a orientação do procurador Leandro Mitidieri, de que todas as cercas da praia deveriam ser removidas imediatamente. A mando do MPF, estas licenças tiveram que ser cassadas.

Com a ajuda de uma retroescavadeira, o trabalho de retirada começou a ser realizado logo pela manhã, e deve se estender pelos próximos dias, até que a praia fique completamente limpa. A utilização de cimento para a fixação dos mourões na areia, dificulta bastante a operação de retirada das cercas, tornando a ação mais demorada do que o previsto.

A retirada obedece ao cronograma das intimações realizadas, que começaram a ser emitidas no dia 29 de julho. As cercas somente podem ser retiradas pelo poder público, após a entrega das intimações pelos agentes da fiscalização do Meio Ambiente, e cumprimento do prazo de cinco dias, período que é dado ao proprietário para que ele próprio corrija o dano ambiental que causou na praia com o cercamento indevido.

População se sente vitoriosa e luta continua

Acostumada a perder espaços de praia, em função da forte especulação imobiliária que sempre atingiu Búzios, a população comemora agora o que chama de uma grande vitória. Muita gente foi ao local fotografar, filmar e acompanhar de perto a ação de retirada. As redes sociais ficaram lotadas de comentários e imagens da praia livre das cercas.

Iniciado com a denúncia de um pescador, Fabiano da Costa, representante de família tradicional do canto esquerdo de Geribá, o movimento que gerou a retirada das cercas começou através da live Roda da Prensa, realizada no dia 29 de junho. A partir daí, nasceu o movimento intitulado Geribá Livre, que reuniu a comunidade em torno da questão, transformando indignação em atitude. Se colocando como espaço permanente de discussão social, a Prensa deu voz à luta amplificando a força do movimento, trazendo o Ministério Público Federal, a prefeitura e diversas pessoas para a discussão, com inúmeras matérias e lives sobre o assunto. E a luta segue.

– Estamos muito animados. É um grande prazer termos a praia de volta, sem aquelas cercas horrorosas que ocupavam a faixa de areia que é de todos nós. E a luta continua. Agora queremos ver o recuo dos muros das casas, que ao longo dos anos avançaram demais sobre a praia. Já tem um processo antigo sobre isso, em que as casas devem recuar cerca de 12 metros. Queremos ter uma orla decente aqui, e não estes muros que foram construídos em cima de onde tinha duna e vegetação de restinga – instiga Fabiano da Costa. É aguardar para ver!

Retirada das cercas da faixa de areia da praia de Geribá

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.