A disputa pela prefeitura de Rio das Ostras envolve 5 candidatos, entre eles, Gelson Apicelo (PDT), candidato que o Prensa de Babel entrevistou para saber as principais propostas e soluções para o município. As eleições suplementares acontecem no próximo dia 24 e a disputa entre os candidatos está acirrada. A chapa do PDT terá José Gonçalves de Oliveira, o Zé Paraíba, como vice.
Gelson Apicelo é conhecido municipalmente por ser o vice do ex-prefeito Alcebíades Sabino em diversos mandatos.
Conheça as principais propostas do candidato:
Prensa de Babel- Candidato, quais as principais demandas do município de Rio das Ostras e quais as principais propostas de campanha que o político pretende desempenhar se for eleito para solucionar esses problemas?
Os principais problemas encontram-se nas áreas da saúde, segurança, educação e saneamento básico.
Na saúde, investiremos em melhorias nos postos de saúde, implantando a marcação de consultas por telefone, sendo as ligações gratuitas podendo ser feitas por telefone fixo ou celular. Essa medida visa a acabar com as filas nos postos.
Construiremos a sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Construiremos um laboratório de análises e exames clínicos, para atender a população com maior agilidade e rapidez.
Construiremos ainda um centro de hemodiálise e criaremos um banco de sangue, estas obras irão acabar com o sofrimento de pacientes que fazem tratamento em outra cidade.
Na educação, construiremos creches que funcionarão em tempo integral. Iremos trabalhar para que não faltem merenda e material escolar.
Na segurança, reivindicaremos junto ao governo do estado, um corpo militar maior e melhor equipado, atuando diretamente nos bairros mais populosos, com o auxílio da guarda municipal, que será bem equipada para inibir a violência.
Investiremos em iluminação pública e em câmeras, para ampliar para outros bairros o sistema de monitoramento já existente.
No que se refere a saneamento básico, iremos mapear os bairros que sofrem com enchentes, e faremos sistema de drenagem para evitar bolsões de água. Levaremos calçamento e esgoto para os bairros ainda não alcançados pelos governos passados.
Prensa de Babel – Quais seriam suas primeiras ações à frente da Prefeitura caso fosse eleito e finalidade de cada uma?
Primeira ação será diminuir a quantidade de secretarias existentes na atual gestão, temos convicção de que conseguimos trabalhar com um menor número se secretarias. Com essa redução vamos ter mais condições de trabalho e poderemos investir nas áreas mais carentes da cidade.
Quanto ao tempo para tal ação, faremos tudo o que for preciso para que se conclua em poucos meses.
Outro ponto que enfrentaremos com muito trabalho, é alavancar o turismo local. Sendo este o principal fator gerador de desenvolvimento econômico e cultural de nossa cidade, por gerar emprego e renda.
Faremos grandes investimentos, como a construção de um centro de convenções e uma rodoviária, que serão construídas uma ao lado da outra, visando facilitar o acesso de turistas e dos moradores.
Outra questão é a fusão da secretaria de turismo com a fundação de cultura, iremos transformá-la em uma única fundação.
Incentivaremos a cultura local, pois não podemos perder nossa identidade, nossa marca.
Com esses investimentos, esperamos aumentar o turismo, fazer crescer o comércio local, gerar emprego e mais renda para a cidade.
Prensa de Babel – Atualmente a política riostrense tem mostrado um certo desgaste. Na sua opinião, como o prefeito deve agir para resgatar a credibilidade dessa política a partir do trabalho no município?
Acredito que nos tempos em que vivemos, resgatar a credibilidade na política não é uma tarefa fácil, pois as notícias na mídia nos revelam dia após dia a falência de nossa política. Entretanto, não podemos desaminar, pois tudo que nosso Brasil vem vivendo serve para tomarmos uma posição.
Como representante do poder executivo, o prefeito deve administrar o município, planejando e executando obras com responsabilidade, para garantir que o erário seja empreendido em projetos que beneficiarão o município. Zelando sempre pelo bem comum.
Acredito que um dos principais fatores para resgatar a credibilidade na política, esteja diretamente relacionado a aplicação do erário em políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipes.
Com uma excelente aplicação do dinheiro público nos fatores que realmente precisam ser trabalhados, nós conseguiremos atender todas as áreas necessitadas. Temos que fazer diferente, acabar com os tão conhecidos “cabides de emprego”, que servem apenas para onerarem os cofres públicos.
Prensa de Babel – Deixe sua mensagem, consideração finais e conte um pouco da sua história aos eleitores.
Sou Morador de Rio das Ostras há 59 anos, tenho experiência suficiente para gerir nossa cidade com responsabilidade, pois fui vereador durante 16 anos, diretor da CEHAB-RJ, subintendente da criança e do adolescente, fui vice-prefeito por 2 vezes e secretário de serviços públicos, destaco, que nunca respondi a nenhum processo, sou ficha limpa.
Conheço cada canto de nossa cidade, sei das necessidades de nosso povo, por isso tenho certeza que farei uma excelente administração. Em nosso governo saúde, educação, segurança e saneamento básico terão prioridade. Fiz parte de cada movimento pela melhoria desta cidade, que tanto amo.
Quem me conhece sabe que honestidade, perseverança e simplicidade são adjetivos que acompanham a minha vida política.