Previsão de inauguração do monumento é para o final do ano. Estátua do Cristo será cinco metros maior que a construção carioca
Neste fim de semana, um fato curioso ganhou os olhos dos internautas brasileiros: A cidade gaúcha de Encantado irá receber uma réplica da estátua do Cristo Redentor mais alta que o famoso ponto turístico do Rio de Janeiro.
O monumento terá 43 metros de altura, somando o pedestal e a imagem, ou seja, cinco metros maior que a construção carioca, que é consagrada mundialmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. A obra começou em 2019, porém, com a fase de içar os braços e o rosto do Cristo, o caso ganhou grande proporção na internet, virando conteúdo de memes e comparações.
Segundo a Associação Amigos do Cristo de Encantado, responsável pela construção do monumento, a estátua terá 37 metros de altura (sem o pedestal), ultrapassando estruturas semelhantes ao redor do mundo, como o Cristo Redentor do Rio, que tem 30 metros; e a do Cristo Rei, na cidade polonesa de Swiebodzin, com 33 metros. A previsão de inauguração é para o final do ano.
A estátua ficará instalada no Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibaldi, espaço que foi doado por famílias que idealizaram a construção, há quase uma década.
Apesar dos comentários, a cidade do Rio Grande do Sul não será a única a ter uma réplica deste que é um dos pontos turísticos do Brasil. Cidades como Águas de Lindoia (São Paulo), Avaré (São Paulo), Barra Velha (Santa Catarina), Corumbá (Mato Grosso do Sul), entre outras, também têm suas próprias réplicas do Cristo Redentor, porém menores que a original.