Reajuste da Petrobras resulta em aumento no preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha
A partir desta quinta-feira (7), a população brasileira deve ficar atenta ao preço do gás de cozinha. Segundo a Petrobras, o preço do produto terá um reajuste, o que resultará em um aumento de 6% no valor.
De acordo com a empresa, o valor do gás liquefeito de petróleo (GLP) praticado por ela passará a ser de R$35,98 por 13kg. O acréscimo valerá tanto para o botijão é vendido nas refinarias quanto para o GLP utilizado por indústrias, comércio, condomínios e academias, entre outros.
Em nota, a Petrobras explicou que desde novembro de 2019 igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o produto é vendido às distribuidoras a granel.
Com a venda, as distribuidoras ficam responsáveis pelo envase do gás em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final.
A empresa ainda ressaltou que os valores de GLP praticados por ela tem como referência o a paridade de importação, preço que baseado no valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento, também sendo influenciado pela taxa de câmbio.