O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR), foi preso enquanto apresentava um programa na Rádio Tupi, na zona norte do Rio, esta quarta-feira (13). Suspeito de comandar um esquema de fraude eleitoral quando era secretário municipal de Campos, no norte fluminense, Garotinho será foi condenado pelo juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral de Campos a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. A Polícia Federal leva Garotinho para Campos dos Goytacazes (RJ), ainda nesta manhã, para fazer exame no Instituto Médico-Legal. Depois, ele seguirá para casa, onde cumprirá prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.
A acusação é de que, em troca de votos em candidatos a prefeito e vereadores em 2016, a prefeitura oferecia inscrições no programa Cheque Cidadão, que dá R$ 200 por mês a cada beneficiário, de acordo com Ministério Público Estadual.
De acordo com o juiz, o grupo comandando por Garotinho chegou a usar até armas de fogo para intimidar testemunhas.
Já é o terceiro pedido de prisão em um ano. A assessoria do ex-governador informou que ele já foi conduzido para Campos e não teria mais explicações a dar.