Rio das Ostras é a capital fluminense do Jazz & Blues reconhecida por meio de lei, desde 2011, e é só chegar na cidade para perceber que o reconhecimento é mais do que devido. E um dos locais mais significativos para experimentar esse sentimento é o Galleria Gastrobar, localizado na charmosa Praia de Costazul, inaugurado em setembro do ano passado. O cardápio, assinado pelas chefs capixabas Penhamara Araújo e Silvia Stanzani, aliado à música em um ambiente aconchegante e familiar, criam uma atmosfera perfeita para moradores e visitantes.
O local onde há algum tempo funcionava o saguão do hotel Atlântico, ativo há 37 anos, e que já abrigou o lendário ‘Bar do Surf’, pioneiro na popularização do gênero musical na cidade, está repleto de memórias afetivas que podem ser percebidas nas paredes com fotos de filmes clássicos de Hollywood, trazidos por decádas direto de Nova Iorque, além de obras de arte únicas que contam a história do lugar. O Galleria respira gastronomia, cultura e arte.
Na cozinha o estilo menos é mais é o principal ingrediente na elaboração dos pratos, como explica a chef Silvia.
“A nossa proposta é ‘comida de conforto’, muito bem preparada para ser saboreada com os temperos tradicionais e na quantidade adequada para não sair do Galleria com fome. Nosso peixe tem coentro, sal; nosso molho de tomate é feito com tomates; o molho de laranja é feito com ingredientes frescos e naturais; a massa é produzida na nossa própria cozinha. Tudo aqui, exceto a massa negra, italiana, que é comprada do fornecedor, é preparado pela nossa equipe na cozinha”, explicou Stanzani.
O Galleria é bem mais que um local para comer em Rio das Ostras, é uma experiência completa de um autentico representante de destino turistico.
“A proposta de música ao vivo todas as quintas, com jazz e blues e generos similares, tem o objetivo de colaborar na manutenção deste atrativo turistico em algo que permeie todo o ano em Rio das Ostras e não apenas nos meses do festival”, comentou Penhamara.
A PRENSA INDICA
Experimentamos dois pratos da cozinha, recomendados pelas chefs, o gnocci de banana da terra e a panelinha de peixe (cação), acompanhada de arroz e pirão. A bebida optamos pela refrescante soda italiana (alcólica). Sobremesa, tiramissu e mousse de chocolate nobre. Sabor garantido e a comprovação de tudo que foi dito durante a conversa com Silvia e Penhamara, enquanto esperávamos os pratos, ao som ambiente de jazz & blues. Vale destacar que um jantar para dois com toda a experiência sai em torno de R$250 para o casal.