Durante operação realizada nesta terça-feira (26) em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Enel Rio identificou ligações clandestinas e fraudes no medidor de dois bares da mesma rede, que também funcionam como restaurantes. A ação teve como objetivo combater irregularidades no consumo de energia elétrica.
De acordo com a concessionária, os estabelecimentos estavam realizando desvio de energia elétrica, caracterizado como furto de energia, crime previsto com pena de um a quatro anos de reclusão. O responsável pelos bares foi encaminhado para a 126ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada.
A operação contou com a participação de equipes técnicas da Enel, Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Após a identificação das fraudes, os técnicos da concessionária realizaram a remoção das ligações ilegais.
Segundo a Enel, o furto de energia afeta a qualidade do fornecimento, pode causar curtos-circuitos, sobrecargas, e representa risco à população, especialmente para quem manipula a rede de forma irregular. A empresa estima que, sem os furtos, a tarifa poderia ser reduzida em até 5% para todos os consumidores atendidos pela distribuidora.