Em ação realizada nesta segunda-feira (21), a Enel, em parceria com a Polícia Civil e a Perícia Criminal, identificou e removeu furtos de energia em quatro locais na Praia da Costa Azul, em Rio das Ostras. Entre os alvos estavam um restaurante, um quiosque, uma pousada e uma residência.
Prisões em flagrante e remoção das ligações clandestinas
Três responsáveis pelos estabelecimentos foram presos em flagrante e encaminhados à 128ª DP, sendo liberados após pagamento de fiança. Os técnicos da Enel removeram as ligações clandestinas, que configuram crime com pena de até quatro anos de reclusão.
Além das penalidades legais, os infratores serão cobrados pelos valores correspondentes ao consumo irregular. A prática, além de ilegal, afeta a qualidade do fornecimento de energia, gera riscos de curtos-circuitos e sobrecargas, podendo causar interrupções no serviço.
Impacto e orientações
A Enel estima que, sem os furtos de energia, as tarifas para os consumidores da distribuidora poderiam ser reduzidas em até 5%. A empresa reforça a importância de denunciar irregularidades e disponibiliza os seguintes canais:
- Site: www.enel.com.br
- WhatsApp Elena: (21) 99601-9608
- Central de Relacionamento: 0800 28 00 120
Sobre a Enel Distribuição Rio
Atendendo a 66 municípios no estado do Rio de Janeiro, a Enel cobre 73% do território estadual, com uma base de 3 milhões de clientes. A área inclui a Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo, além de Itaboraí e Magé.