Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

FUP e sindicatos reúnem-se nesta terça-feira (01) e quarta (02) para definir próximos passos da campanha reivindicatória

fup

Representantes da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e sindicatos que representam a categoria, estarão reunidos nesta terça-feira (1) e quarta-feira (02), em Curitiba, para definir os próximos passos da campanha reivindicatória, quanto à resposta da Petrobras ao TST (Tribunal Superior do Trabalho). Terminou nessa segunda-feira (30), o prazo para que a estatal respondesse sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, apresentada no último dia 15 de setembro pela vice-presidência do TST durante a mediação.

Segundo a FUP, que na última sexta-feira (27) encaminhou resposta ao TST, solicitando prorrogação das negociações, a Petrobras já havia se posicionado contrária a qualquer possibilidade de prorrogação do processo de mediação provocado pela estatal, bem como se negou a prorrogar o atual Acordo Coletivo, que vence nesta terça-feira (1º).

A empresa também chegou a questionar o TST, no último dia 24 de setembro, sobre a possibilidade de aceitar apenas em parte a proposta, o que o órgão informou não ser possível.

Ainda segundo a FUP, as propostas do TST não acompanha uma minuta, o que prejudica uma avaliação das assembleias; não explicita qual tratamento será dado às subsidiárias da Petrobrás, bem como à Araucária Nitrogenados, a pressa da Petrobras em encerrar a negociação prejudicou o processo, visto que ainda há pontos que podem avançar, tais como a vigência do acordo, a AMS, a questão das horas extras e a promoção de pleno para sênior.

Após a resposta da FUP, o Ministério Público do Trabalho (MPT) convocou uma reunião com dirigentes sindicais de todas as bases da Petrobrás no Brasil com o objetivo de auxiliar no processo de mediação junto ao TST. Nesta reunião, os representantes dos trabalhadores denunciaram a postura intransigente da empresa durante o processo de negociação.

Entre outras denúncias, eles citaram que a estatal se recusou a participar das reuniões bilaterais junto ao TST. Além disso, aplicou punições a empregados em cargos de chefia que votaram contra a proposta da companhia e promoveram constrangimento de trabalhadores durante as assembleias realizadas pelos sindicatos. E, diante da gravidade das denúncias, ficou acertado que o MPT deve acompanhar as próximas assembleias que venham a ser realizadas ao longo do processo de negociação do ACT.

Na próxima quinta-feira (03), petroleiros de todo o país farão atos protestando contra a privatização da estatal.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Yoga, imersão no gelo e café da manhã saudável marcam programação de bem-estar do Oca Community em Búzios

Novo voo São Paulo–Cabo Frio ganha força e pode transformar turismo em Búzios

Secretaria de Estado de Saúde emite alerta para risco de intoxicação por metanol no Rio de Janeiro

Maricá F.C. garante vaga na Série D 2026 após ampliação da competição pela CBF

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]