Search
Degradê com CSS

Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) incentiva cadastro de capoeiristas na Secretaria de Estado de Cultura

A Fudanção Rio das Ostras de Cultura incentiva capoeiristas a se cadastrarem na Secretaria de Estado de Cultura
capoeira

Com o objetivo de levantar informações para construção de políticas públicas e garantir a salvaguarda dos bens culturais relacionados à prática, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está catalogando, oficialmente, o ofício de Mestra e Mestre de Capoeira e a Roda de Capoeira.

Por esta razão, a Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) convida e incentiva todos os capoeiristas riostrenses a se cadastrarem no formulário que está disponibilizado neste link. Para finalizar o cadastro, é necessário enviar todos os documentos comprobatórios para o email do projeto ([email protected]).

Por ser considerada patrimônio imaterial do Brasil desde 2008, a iniciativa será executada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). “Essa ação demonstra que estamos atentos à gestão compartilhada que concorre a todos os entes quando se trata da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestra e Mestre de Capoeira são bens culturais de todos os cidadãos brasileiros, incluindo todos que habitam os 92 municípios do RJ, e nós, enquanto poder público, devemos cumprir com o papel de garantir que tais bens sejam protegidos”, ressalta Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.

A SececRJ e o Inepac vão poder mapear a presença de capoeiristas nos 92 municípios fluminenses. O cadastro também servirá para que as duas instituições tenham um banco de informações sobre os capoeiristas para definir as melhores ações para promoção e valorização tanto do Mestre e Mestra, quanto das Rodas de Capoeira.

História de lutas e conquistas

Os primeiros registros da palavra “Capoeira” correspondem ao início do século XIX. Ela foi desenvolvida de maneiras distintas em cidades portuárias do Brasil Império, como o Rio de Janeiro, Salvador e Recife, e era, então, realizada em sua grande maioria por escravizados africanos de origem banto e, com algumas exceções, por membros do exército e da polícia.

Por muito tempo, a Capoeira sofreu preconceito e foi considerada uma luta violenta, sendo alvo de repressão policial e coibida em âmbito legal. Foram necessárias décadas de desconstrução e conscientização e, a partir de 1930 e 1940, a prática começa a livrar-se, aos poucos, desse estigma e começa a ser reconhecida como um saber genuinamente brasileiro.

A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestre e Mestra de Capoeira foram registrados como bens culturais imateriais do Brasil em 2008, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão do Ministério da Cultura (IPHAN/MinC).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Café Porteño leva sabores da tradição argentina ao Degusta Búzios 2025

Delegacia de Búzios passa por mudança de comando

Região dos Lagos tem fim de semana recheado de cultura, gastronomia, música e esporte

Jovens de Cabo Frio produzem minissérie de terror com celular e criatividade

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!