Pular para o conteúdo
Search

Funcionário público do ambulatório direcionado à população travesti e transexual de Cabo Frio é agredido

Servidor público foi apedrejado durante expediente de trabalho nesta sexta-feira (15) e encaminhado para UPA do Parque Burle.
Imagem: Reprodução/Internet

Um funcionário público do ambulatório de atenção à saúde da população travesti e transexual de Cabo Frio foi agredido durante o expediente de trabalho na manhã desta sexta-feira (15). Uma pedra foi lançada contra a unidade que quebrou a janela e atingiu o rosto do funcionário. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Parque Burle, passou por exames e foi liberado em seguida.

No fim da tarde, a Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota de repúdio contra o ato de homofobia. A Secretaria de Saúde acionou as autoridades para que seja investigado e a pessoa responsável devidamente punida de acordo com o que determina a lei. Agentes da Guarda Civil Municipal passaram a reforçar a segurança no ambulatório.

A Coordenadoria Geral dos Direitos Humanos (COGEDIH) de Cabo Frio acompanhou o atendimento na UPA e deixou à disposição do servidor suporte jurídico e psicológico.

Foto: Arquivo pessoal | Máscara suja de sangue no chão da sala de atendimento do ambulatório.

Homofobia é crime

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a criminalização da homofobia e da transfobia. Os ministros determinaram que a conduta passasse a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89). Um crime hediondo, inafiançável e com pena de dois a cinco anos de prisão para o agressor.

Ambulatório de Atenção à Saúde da população Travesti e Transexual

A unidade foi inaugurada em dezembro de 2021 pela prefeitura de Cabo Frio, através da iniciativa da Secretaria de Saúde para a promoção dos direitos básicos de cada cidadão aos serviços na rede pública. O ambulatório está localizado na rua Leonor Fonseca da Costa, s/n, bairro Porto do Carro, e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Zap da Cidadania

Recentemente, com o intuito de facilitar o recebimento de denúncias de violação da dignidade humana, a Prefeitura de Cabo Frio lançou o Zap da Cidadania. O canal de atendimento funciona pelo número (22) 9 9249-9976. Se enquadram nas infrações: violência contra a mulher; racismo e injúria racial; homofobia e transfobia; intolerância religiosa; violência policial; trabalho análogo à escravidão; abuso sexual e abuso psicológico.

*Essa matéria poderá ser atualizada a qualquer momento*

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.