Cerca de duas frentes frias são esperadas para essa primeira semana de 2017 na Região dos Lagos. Está previsto uma massa de ar frio polar junto das frentes frias, que segundo especialistas não é forte, porém haverá um aumento da nebulosidade e da frequência das pancadas de chuva, consequentemente as temperaturas irão abaixar.
Isto não significa que a semana será fresquinha. O calor continua e a sensação de abafamento será constante, entretanto os termômetros vão começar a marcar alguns graus menos elevados do que nos últimos dias.
O risco de temporais no estado do Rio não está descartado, ainda mais no inicio do ano, que é maior nesta primeira semana de 2017 por causa do calor e da passagem das duas frentes frias. A primeira frente fria chegou ao litoral de São Paulo e nesta terça-feira, dia 03, chega ao litoral centro-sul do estado do Rio já com tendência a se afastar para alto-mar.
A segunda frente fria, um pouco mais forte, está prevista para chegar ao litoral do Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, dia 06. Entre uma e outra, a umidade no ar elevada e a grande quantidade de calor armazenado na atmosfera facilitam a ocorrência das pancadas de chuva típicas de dias quentes.