Uma frente fria intensa atingiu a Região dos Lagos, nesta terça-feira (24), trazendo chuvas fracas a moderadas, ventos com rajadas de até 70 km/h e queda brusca nas temperaturas. O fenômeno, previsto pelos institutos oficiais de meteorologia, afeta todo o estado do Rio de Janeiro, mas tem impacto significativo especialmente nos municípios do litoral fluminense, como Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o alerta de declínio de temperatura segue em vigor até esta quarta-feira (25), com termômetros marcando mínimas de até 8°C em regiões serranas e máximas que não devem ultrapassar os 19°C na costa. A sensação térmica, agravada pelo vento úmido, exige atenção redobrada para populações vulneráveis como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.
A Marinha do Brasil também emitiu um aviso de ressaca, com ondas entre 2,5 a 3 metros previstas entre Paraty e Arraial do Cabo até a noite desta quarta-feira. O fenômeno exige cautela de embarcações e banhistas, e pode afetar a atividade pesqueira, esportiva e turística em áreas costeiras.
Defesa Civil em alerta
As prefeituras da Região dos Lagos reforçaram a atuação da Defesa Civil para monitorar as condições do tempo e atender possíveis emergências causadas pelo avanço da frente fria. A recomendação é que os moradores evitem áreas de risco, não se abriguem debaixo de árvores ou estruturas metálicas durante as rajadas de vento e acompanhem os canais oficiais de comunicação das prefeituras.
A orientação é para que qualquer sinal de risco como deslizamentos, quedas de árvores, alagamentos ou danos estruturais seja imediatamente comunicado à Defesa Civil local ou ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.
A previsão é de que o tempo comece a melhorar a partir de quinta-feira (26), mas as baixas temperaturas devem persistir ao longo da semana.