E antes do recesso parlamentar o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), após um processo participativo, indicou emenda de 180 mil reais para a unidade do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio.
Carolina Werkhaizer, assessora parlamentar de Freixo na região, explica que o investimento é em parte voltado para o desenvolvimento do projeto de extensão e pesquisa que irá fomentar a agricultura familiar e a identidade quilombola local. Outra parte será destinada para a compra de insumos utilizados nos cursos desta unidade que é central na geração de oportunidades para a juventude de Cabo Frio e Região dos Lagos.
“Os projetos que receberão esses investimentos são bastante especiais por dialogarem com a memória e identidade quilombolas, agricultura familiar e fomento de alimentação saudável em escolas municipais.”, comemora Werkhaizer, e lembra da importância do trabalho do diretor do IFF Cabo Frio, Victor Barbosa Saraiva, que definiu como “Um lutador, autor de uma construção incansável”.
“Foi um processo coletivo de bastante diálogo com a comunidade acadêmica do IFF e o Victor foi peça central. Tivemos oportunidade de levantar demandas, acesso aos projetos.”, finalizou.