Na última semana recebi entre tantas colaborações para o BLOG DO PRENSA, um vídeo de uma fotógrafa que acabara de receber um prêmio com uma fotografia em um cantinho muito específico de Búzios. De cara ao receber o vídeo fiquei encantada com a artista e com a foto, que é um primor. Fiz contato com Dani Vargas e para minha alegria a foto reproduzia mais do que só um local incrível, mas a alma de alguém tão sensível, que captou muito mais do que uma servidão, mas a beleza e a poesia buziana.
Carioca e moradora de Cabo Frio desde 1997, Dani contou que com um ano de idade ganhou do padrinho a primeira máquina fotográfica, uma Olympus, desde então passou a ser a fotógrafa oficial das festinhas e aniversários da família. “Mas era mais do que simplesmente registro, sempre tive um olhar estético apurado”, completou. Formada em letras, português e italiano, sempre viu nas próprias imagens semelhanças associadas à poesia. “A fotografia é uma outra forma de poesia”, disse lembrando que essa é a frase que define seu perfil, e que também está como definição de seu trabalho, Dani é fotógrafa profissional há 7 anos, em sua página em uma rede social. Clique e saiba mais – Dani Vargas Fotografias.
Sobre a escolha da fotografia, Dani conta que em um dia de inspiração decidiu vir à Búzios fotografar. “A foto foi tirada em 2013, em um dia de muita inspiração, sou completamente apaixonada por Búzios, o charme, a luz. Quando passei e vi aquela viela, toda escura com uma luz no final, a praia e os barcos me trouxe uma emoção,a certeza de que existe um caminho. Foi então que parei, sentei e cliquei”, contou emocionada. Com a foto sob esse título, ‘Existe um caminho’, Dani decidiu concorrer pela primeira vez em um concurso de fotografia, o URBS Brasil 2017 de fotografia digital.
O concurso sob o tema ‘Cidades em tons de Cinza’ recebeu fotografias de milhares de fotógrafos do Brasil inteiro e cada fotógrafo poderia enviar fotos para compôr o livro com 150 escolhidos e concorrer ao prêmio. “Para minha alegria minha fotografia foi escolhida para ser publicada e receber o prêmio. Essa imagem representa muito para mim, me traz uma emoção muito forte de que ainda que estejamos em momentos de dificuldade sempre haverá um caminho. Alguns podem achar coincidência a menina ganhar uma máquina com um ano de idade, mas para mim não, sempre me achei predestinada às artes”.
O BLOG DO PRENSA soube que em breve a Secretaria de Cultura fará uma exposição com as fotos da Dani aqui em Búzios, para a alegria dos amantes da fotografia. A data ainda será definida, mas a certeza é de sucesso sem dúvidas, em uma cidade que inspira tantos artistas com seu charme e delicadeza.