Primeira reunião após três anos aconteceu nesta quinta-feira (13)
Após três anos sem atividades, o Fórum de Entidades Civis de Armação dos Búzios (FECAB) promoveu nesta quinta-feira (13) uma reunião de restruturação. Realizada na sede da Sociedade Esportiva de Búzios, no centro da cidade, a reunião contou com a presença de 25 representantes de 14 Entidades Civis ativas no município e de cidadãos interessados.
O Objetivo da reunião foi retomar as ações do FECAB, que estavam paradas desde 2020, devido a pandemia. E o foco é o de desenvolver trabalhos e ações de interesse de toda população buziana juntos aos poderes da administração pública do Município e Estado.
A eleição para as 02 entidades que irão coordenar as ações do FECAB durante o biênio 2023/2025 será realizada no dia 04 de maio, ainda sem lugar definido. Segundo a representante da Amoca, que atualmente coordena o FECAB, a intenção é que a reunião aconteça em um local que seja equidistante para todas os bairros, facilitando o acesso da comunidade.
Um longo histórico de atuação – A história do FECAB remonta desde 2001, quando foi criado inspirado na Lei 10.257 de julho/2001, que ficou conhecida como Estatuto da Cidade. Os primeiros encontros do FECAB tiveram como pauta o Orçamento Participativo e a elaboração do Plano Diretor Municipal.
O Fórum das Entidades Civis de Búzios é um espaço não governamental, laico, pedagógico e sem qualquer caráter político-partidário. É aberto a todas as Entidades Civis de Búzios, legalmente constituídas e aos movimentos coletivos. O Cidadão comum também tem voz no FECAB.
A missão do FECAB é incentivar a organização da sociedade civil em entidades, conhecer as demandas das diferentes entidades de Búzios, congregar os coletivos para criar uma representatividade eclética da sociedade de Búzios e promover a disseminação do conhecimento e da informação, para que a população possa exercer uma gestão democrática.
Além do Plano Diretor e do Orçamento Participativo, o FECAB também atua em tópicos como Saneamento Ambiental, Turismo, Educação, Geração de Emprego e Renda, Segurança Pública, Mobilidade e Acessibilidade, entre outros.
As entidades, coletivos e cidadãos interessados em conhecer e/ou participar das ações do FECAB, podem entrar em contato como Fórum através do endereço eletrônico: [email protected] .