Há um ano carimbando os domingos com forró-pé-de-serra de qualidade em Cabo Frio, o projeto Forró de Aroeira faz aniversário no próximo dia 9 de outubro, a partir das 17h13, na Mega Kids, no bairo Jardim Caiçara, em grande estilo.
Vencendo o desafio de todo produtor independente do interior do estado do Rio de Janeiro, o evento vem conquistando cada vez mais público e garantindo espaço na cena de forró da Baixada Litorânea e Região dos Lagos.
Criado pelas produtoras culturais Karenn Varella e Mariana Ricci, o Forró de Aroeira veio da necessidade pós pandemia de fomentar o estilo musical em Cabo Frio. O que elas não imaginavam é que o evento ganharia proporções maiores com um público fiel.
“Nunca imaginamos que teríamos casa lotada nos nossos eventos. Sempre acreditamos, é claro, que o evento vai conseguir se pagar, mas jamais imaginamos que a caminhada seria tão bonita e acolhedora. Trabalhamos muito para que o forró seja disseminado e respeitado tanto dentro do seu próprio meio quanto por pessoas que curtem outros gêneros. Acredito que estamos no caminho certo graças ao retorno do nosso público que está sempre junto, participa e nos incentiva”, comenta Karenn Varella.
Segundo as produtoras, a surpresa acontece por conta das dificuldades de produzir qualquer tipo de evento no interior do Rio de Janeiro.
“Não é fácil conquistar público. Muito menos público de outras cidades. O Forró de Aroeira atrai pessoas de Macaé ao Rio de Janeiro. Nosso evento está na boca de músicos de forró que nós nem imaginávamos que poderia estar. Esse retorno tão sincero e ligeiro nos faz acreditar que o forró é uma das coisas mais bonitas que poderíamos ter feito juntas”, revela Mariana Ricci.
O evento que acontece neste domingo (9), contará com a presença do sanfoneiro Cléber Gonzaga, parente do lendário Luiz Gonzaga. Ao lado dele, seu irmão Rick Alves acompanha na zabumba e o músico Alexandre Bagam fecha o trio com o triângulo. Nos intervalos do evento, o Dj Sid é quem mantém o som acontecendo durante o evento.
“Vale lembrar que nosso evento não pensa apenas em exaltar os músicos dos trios, mas também criar o costume no público de ouvir os djs de forró. Eles fazem seleções de músicas clássicas de intérpretes importantes do forró e trazem toda essa pesquisa para as festas”, conta Karenn.
A entrada para a festa de um ano do Forró de Aroeira é colaborativa com o valor mínimo de R$ 20 e além da festa, também acontecem aulas de forró estilo roots antes do início dos bailes. A produtora Mariana Ricci explica:
“Nossa entrada é a partir de R$20, mas quem quiser e puder colaborar com mais, nós permitimos e agradecemos. Sempre preparamos sugestões de valores com nomes divertidos para quebrar o gelo com quem está chegando na festa e, muitas vezes, funciona. Além disso, antes da festa começar, nós temos aula de forró estilo roots com o professor André Pulcherio. Ele traz para a galera do básico a limpeza de passos e sempre uma aula dinâmica. A intenção é fazer com que as pessoas tenham cada vez menos vergonha de dançar durante o evento e arrisquem serem felizes dançando forró”.
A Mega Kids fica localizada na Rua Alemanha, 154, Jardim Caiçara.