Search
Degradê com CSS
Publicidade

Flim em Maricá recebe primeira roda de conversa internacional

Encontro literário em Itaipuaçu contou com a presença do escritor de Guiné-Bissau, Eliseu Banori
FLim-Katito Carvalho (2)
Publicidade

A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) recebeu no domingo (24/09) a primeira roda de conversa internacional, que teve como tema “Teias Literárias entre Brasil e África”, com a participação do escritor de Guiné-Bissau, Eliseu Banori, e dos escritores e professores Rodrigo Santos e Sandra Gurgel, além dos mediadores Andréia Cunha e João do Corujão.

Os convidados falaram um pouco da proximidade do Brasil e África e a teia que envolve toda a literatura, formando o multiculturalismo.  O secretário de Educação de Maricá, Márcio Jardim, destacou sobre a vertente internacional e internacionalista da festa literária.

“A Flim é uma festa literária de caráter internacional e hoje acontece a primeira roda de conversa com o autor Banori, de Guiné-Bissau, que discute essas teias, esse elo de Brasil e África. Esse diálogo que é necessário e permanente. Toda a nossa ancestralidade africana, toda a nossa carga de riqueza na cultura, na música, na ciência e na literatura. Ela precisa ser reafirmada a cada momento e a cada instante. Essa roda de conversa tem a intenção em manter uma vertente internacional e internacionalista da festa literária, que não pode perder nunca. Nós estamos muito felizes com a presença do Banori. Ele é um grande escritor da atualidade e vem para enriquecer ainda mais, trazer ainda mais grandeza à nossa festa literária”, disse.

O escritor Eliseu Banori ressaltou a dimensão entre povos, de diversos continentes, independente das suas condições político-ideológicas e religiosas.

“Todos formamos uma humanidade. Esse diálogo entre nações, entre povos, entre culturas é muito importante. Teias Literárias entre Brasil e África é uma perspectiva importante, é uma luta para acabar com os apagamentos. A leitura é uma forma de reagir e de lutar contra todos os apagamentos da sociedade. Essa literatura, como você fala, é porque são diversos problemas e nós, como escritores, precisamos trazer esses problemas e procurar soluções. Os meus livros são uma espécie de lupa para ajudar a minha sociedade e que serviu também para a sociedade brasileira”, contou.

Os professores e escritores Rodrigo Santos e Sandra Gurgel também falaram da ancestralidade e a teia entre Brasil e África, abordando o cotidiano.

Domingo na Flim

Na parte da manhã, a Flim recebeu milhares de visitantes e a animação da Colmeia e de Neusa Rodrigues com a Oficina de Carnaval, no espaço Flimzinha. À tarde foi realizada a mesa de diálogo com o tema “Ensino, metodologias ativas e educação ao ar livre”, na Arena Gilberto Gil, que contou com os professores Vinicius Ferreira, Carlos Henrique Torres, Allan Sandes e Gabriel Siqueira, que debateram a educação fora do ambiente escolar.

Entre os assuntos abordados foram a união do trabalho de campo a escola, além das experiências, do maior interesse e do conhecimento adquirido na prática.

“Estar fora da sala de aula motiva e potencializa aquelas figuras que, às vezes, dentro da sala de aula ficam um pouco apagadas. A visão fora da sala de aula é uma forma de ação, atividade, movimento no processo de educar para que essas múltiplas inteligências possam ser potencializadas”, disse o professor Vinicius Ferreira.

O Porão Cultural recebeu a Roda de Conversa sobre os 50 anos do movimento hip hop e funk, com nomes como Tati Arts, Mestre LP, Mc Coé, Rangel e Mabuh, que debateram sobre as críticas sociais e a conscientização sobre direitos e cidadanias.

À noite, o cantor Rafael Caçula se apresentou no palco Sete Sóis e Sete Luas, com muito samba e pagode.

Programação continua nesta segunda-feira (25/09)

Nesta segunda-feira (25/09), a animação para a criançada será realizada pela Brincantar. No início da noite, a partir das 18h, será realizada a Roda de Conversa com o tema “Trajetórias artísticas e contribuições culturais”, na Arena Gilberto Gil, com a participação do cartunista Miguel Paiva; do escritor e ilustrador Roger Mello; e do escritor e presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica. À noite, o evento conta com o show da cantora Jô Borges.

Flim 2023

Em uma área de seis mil metros quadrados na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, a 8ª edição da Flim tem uma estrutura com mais de 60 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. O Espaço Criança abriga a Vila Pé de Maricá, em alusão à árvore que dá nome ao município, conta com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil. Já o espaço Porão Cultural é reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abriga 154 estandes de vendas de livros e na Tenda Festart há um amplo espaço com puffs para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se é um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Radares desligados em rodovias do RJ geram dúvidas e preocupações entre motoristas

Deputado Yuri Moura anuncia na Alerj criação de grupo para revisar contratos da Prolagos; concessionária se pronuncia

Giro Cultural agita Macaé com programação de arte, literatura, música e cinema

Buchecha comanda show na inauguração de cinema em São Pedro

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade