Flamengo e Botafogo estão fora do Mundial de Clubes da FIFA. As eliminações aconteceram neste fim de semana durante os confrontos das oitavas de final. No sábado (28), o Botafogo enfrentou o Palmeiras em um duelo entre brasileiros e foi derrotado por 1 a 0, com gol marcado por Paulinho aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação. Já no domingo (29), foi a vez do Flamengo dar adeus à competição ao perder por 4 a 2 para o Bayern de Munique, em partida com destaque para Harry Kane, autor de dois gols da equipe alemã.
No jogo do Botafogo, a igualdade no tempo regulamentar levou a decisão para a prorrogação. Apesar da forte marcação, o time alvinegro não conseguiu conter o avanço do Palmeiras, que marcou e garantiu a vaga nas quartas de final. Com a eliminação, a diretoria do Botafogo anunciou a demissão do técnico Renato Paiva ainda no sábado.
No dia seguinte, o Flamengo enfrentou o poderoso Bayern. O time carioca até tentou reagir após sair perdendo com um gol contra de Pulgar e dois de Harry Kane, mas não foi suficiente. Gerson e Jorginho, de pênalti, descontaram, mas Goretzka fechou o placar. Com isso, o rubro-negro também deixou a competição precocemente, frustrando as expectativas da torcida.
Agora, o Fluminense entra em campo nesta segunda-feira (30), às 16h, para enfrentar a Inter de Milão. A equipe carioca busca uma vaga nas quartas de final.
O Palmeiras segue para as quartas de final, enfrentando o Chelsea. O duelo está marcado para sexta-feira (4), às 22h (horário de Brasília), e será realizado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Estados Unidos. O vencedor seguirá rumo às semifinais, com a final do torneio agendada para 13 de julho, no MetLife Stadium, na região de Nova York/Nova Jersey
O Mundial de Clubes da FIFA 2025 está sendo disputado em novo formato, com 32 equipes, em estilo semelhante à Copa do Mundo. Os jogos estão acontecendo nos Estados Unidos e reúnem campeões de todos os continentes, com sistema de mata-mata a partir das oitavas.
Com a queda de Flamengo e Botafogo, o Palmeiras e o Fluminense são os únicos brasileiros que ainda podem avançar, sendo que o Verdão já está nas quartas e o Flu joga sua chance nesta segunda.
Enquanto isso, os times eliminados voltam suas atenções para as competições nacionais. O Flamengo já tem compromissos previstos pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil a partir de julho, e o Botafogo deve anunciar um novo treinador nos próximos dias para seguir sua temporada.