Em plena pandemia do novo coronavírus, em que a principal recomendação é manter o isolamento social e evitar aglomerações, vídeos mostram pessoas entrando, ilegalmente, na Reserva de Jurubatiba, em Macaé, no último sábado (04), e ainda fazendo churrasco. Além da aglomeração, estavam sem máscara de proteção. As imagens mostram que pelo menos 24 veículos estavam no local e barracas de acampamento montadas às margens da lagoa.
Em um dos vídeos (https://youtu.be/u8LgmIKSBHk), um homem que participava da aglomeração também gravou imagens que mostram o motorista de um dos carros entrando na lagoa e atravessando para o local onde os outros veículos estavam. Um outro vídeo (
https://youtu.be/h2toPWOHJMY) já mostra o churrasco. As atividades que aglomeram pessoas estão proibidas em Macaé desde o início da pandemia, em março.
O Parque administrado pelo ICMBio é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que estão em risco de extinção. A área do parque abrange as cidades de Macaé, Carapebus e Quissamã e representa o trecho de restinga melhor conservado de toda a costa fluminense e a maior área de restinga contínua do país.
É possível ouvir a voz de um outro homem interagindo com o motorista em tom de brincadeira.
“Tem boia? Eu só não vou com você porque eu não sei nadar. Senão eu ia”, disse o homem.
As pessoas que aparecem nas imagens conversam enquanto o motorista entra na água e falam questionam se o carro conseguiria passar.
“Vai passar sim, cara”, diz um homem. Uma mulher chega a dizer que o motorista é corajoso e um homem responde dizendo que “ele é maluco. Você não conhece, não né?”.
Quando o carro passa pela água e se aproxima da faixa de areia do outro lado, as pessoas comemoram.
“Agora vem buscar a gente”, disse um dos homens.