Search
Degradê com CSS

Fiscalização na Reserva Biológica União encontra acampamento de caçadores, em Rio das Ostras

A equipe da Reserva Biológica União (REBIO União), localizada às margens da BR-101, em Rocha Leão, Rio das Ostras, durante fiscalização, encontrou dentro da unidade de conservação, vários objetos de caçadores, além de uma armadilha e 24 trabucos, que são armas fabricadas artesanalmente, para matar animais. Não foram encontrados caçadores no local. A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Ambiental de Rio das Ostras. Esta foi a maior apreensão de materiais de caça na reserva neste ano.
Segundo o chefe da reserva, Whiston Costa, a participação da Guarda Ambiental de Rio das Ostras foi muito importante nas fiscalizações de rotina na Reserva Biológica União.
O artigo 29 da Lei Federal n° 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) proíbe a caça no país. Entretanto, a caça de animais silvestres ainda é uma prática comum na região e afeta gravemente a Reserva Biológica União e outras unidades de conservação.
“Ao retirar um animal silvestre da natureza, a pessoa, além de realizar uma atividade ilegal, pode contribuir para a extinção de determinadas espécies e provocar um desequilíbrio ambiental na área. Como exemplo, as pacas, capivaras e cutias (roedores em geral) costumam espalhar sementes pela floresta e, assim, contribuem para a germinação de novas espécies vegetais que servirão para manter a floresta viva”, explica Whitson.
A equipe da unidade ressalta a importância das denúncias para que outras ações contra a caça tenham sucesso. Além das fiscalizações de rotina, a REBIO União realiza atividades de educação ambiental em escolas e durante visitas na trilha interpretativa inclusiva do Pilão, no interior da reserva.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones: (22) 2777113 e 27771115 e pelo email: rebiouniã[email protected].
Não precisa se identificar, é garantido o sigilo das informações. Caso a denúncia não atinja a Reserva Biológica União, a mesma será encaminhada ao órgão ambiental competente para apuração.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!