Search
Degradê com CSS

Fiscalização coíbe ocupações e vendas de terrenos em loteamentos irregulares no Sana

Fiscalização da Secretaria de Ambiente no Sana. Macaé/RJ.
Fiscalização da Secretaria de Ambiente no Sana. Macaé/RJ.

A Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade recebeu denúncias sobre práticas ilegais em relação à ocupação e comercialização de terrenos em loteamentos irregulares no distrito do Sana, na região serrana de Macaé. Entre as atividades ilícitas estão a movimentação de terra, construção em faixa marginal de curso hídrico (FMP) e corte de vegetação para construção.

Para apurar as informações sobre as irregularidades, com base na Lei Complementar Municipal nº 027/2001 (Código Municipal de Meio Ambiente) e outras legislações vigentes, uma ação de fiscalização foi realizada no local durante esta semana. O objetivo foi apurar as informações e coibir as ilegalidades.

A ação foi feita de forma conjunta entre fiscais da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – órgão do governo do Estado do Rio de Janeiro – e também do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/RJ). Alguns corretores, que foram identificados pelo órgão com práticas ilegais de comercialização de terrenos, receberam notificações.

Durante a operação foram distribuídos panfletos à população informando a proibição da venda de terrenos ilegais. A Secretaria realizará, em parceria com os órgãos ambientais e Creci, uma rotina de fiscalização.

O Sana é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, por isso, todas as transações imobiliárias estão sujeitas a uma série de normas específicas quanto ao zoneamento ambiental e o tamanho do terreno. Para obter a instalação de energia elétrica, por exemplo, a concessionária responsável pelo serviço exige ao morador a apresentação de uma Certidão de Regularidade Ambiental emitida pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade.

A venda ilegal de um imóvel é considerada contravenção pelo Creci. O órgão tem como premissa o combate à comercialização ilegal. A orientação para quem estiver negociando um imóvel é sanar as dúvidas acessando o site do Conselho: https://creci-rj.gov.br/. Denúncias podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (021) 99800-4882.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!