Pular para o conteúdo
Search

Firjan também entra no grupo que pressiona prefeito de Macaé revisão de Decreto que suspende todas as atividades laborais no município

Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio. Foto Portal Local

A Firjan e outras entidades acreditam que a não suspensão do decreto pode gerar demissão em massa. Advogado-geral da União já havia criticado o prefeito Dr. Aluízio alegando que sua decisão prejudica a produção de petróleo no país. O prefeito discorda e já se manifestou em sua conta no Twitter, na ocasião do pronunciamento do presidente da República Jair Bolsnaro.

A decisão do prefeito, Dr. Aluízio (PSDB), de suspender todas as atividades laborais em Macaé até o próximo dia 29, pode provocar uma onda de demissões em massa na cidade. O cenário preocupa, sobretudo, pelo efeito dominó que deve ser desencadeado após as medidas do Governo Municipal atingirem diretamente o setor de petróleo e gás.

Além da Advocacia-Geral da União, Petrobras e IBP cobrarem mudanças na postura do Governo Municipal (leia aqui), a Firjan, Acim, Rede Petro BC, Amacon e Convention Bureau, assinaram conjuntamente um documento solicitando do chefe do Executivo a revisão do Decreto 39/2020 alegando que ‘a produção está em risco’ graças a medida tomada por Dr. Aluízio.

Abaixo, leia a íntegra do documento que se pauta na ‘defesa da vida e da sobrevivência das famílias’:

“A Firjan é uma importante parceira das empresas do estado do Rio de Janeiro na busca pelo desenvolvimento da indústria, oferecendo soluções e serviços capazes de multiplicar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Em parceria com as demais Instituições aqui listadas, reconhecemos a necessidade de medidas contundentes no combate ao novo corona vírus. Todas as ações preventivas e mitigatórias são justificadas, mas também é necessário que haja a garantia da atividade industrial, visando manutenção de empregos e geração de renda.

Por isso, gostaríamos de expressar nossa preocupação sobre as ações tomadas pela Prefeitura de Macaé, com a edição do Decreto 39/2020. A suspensão de todas as atividades laborais no âmbito público e privado, durante o período de 23 a 29 de março de 2020, irão gerar impactos significativos no pleno funcionamento das atividades, em especial, aquelas que suportam a produção de óleo e gás na Região Norte Fluminense.

A produção está em risco pelo fato de o Decreto afetar diretamente, por exemplo, o fornecimento de bens e serviços, máquinas e equipamentos para embarcações que suprem as operações de plataformas de produção, com itens de consumo individual e ou de consumo para manutenção da operação de produção. Para a além de afetar a troca de turnos dos trabalhadores de transporte marítimo, de apoio e suporte às operações.

Assim, solicitamos que as regras sejam flexibilizadas em favor, por sua notória essencialidade e em defesa da vida e da sobrevivência das famílias, de:

• Manter a atividade do mercado de óleo e gás, e demais atividades que também podem suportar o estado como provedor fundamental de combustíveis e energia para o país, em prol da segurança energética e abastecimento de toda população brasileira; e

• Preservar sua economia, atual e futura, e garantir o cumprimento de obrigações e demandas legais de segurança técnica e de proteção ao trabalhador, recursos importantes para superação desse momento de crise.

Com a certeza de que apenas juntos poderemos superar os desafios atuais, permanecemos à disposição para aprofundarmos o diálogo a respeito dessa importante matéria, nesse momento.

Fernando José Coutinho Aguiar
Presidente RR Norte Fluminense da Firjan

Fonte Blog do Daniel Galvão

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.