Focos de incêndio suspeitos continuam a ocorrer em toda Região dos lagos, e, curiosamente, repetidamente em pontos de grande interesse imobiliário. Neste sábado (16) foi na vegetação no entorno da Lagoa do Guriri, em Cabo Frio. Foram vistos fugindo das chamas jiboias, gato mourisco, tatu, e preguiça.
A lagoa fica as margens da Estrada Búzios -Cabo Frio e a fumaça atrapalhou o trânsito e ainda haviam dois cavalos soltos na pista. Os bombeiros chegaram muito rápido ao local e debelaram o incêndio.
Em Praia Seca, Araruama, também teve incêndio, terceiro na reserva de Massambaba em apenas uma semana. Também uma área que sofre com a especulação imobiliária.
“Estamos na pior situação de risco de incêndio nesse ano. Hoje temos 3 de grandes proporções e vários menores, mas que podem se agravar. No Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), só nessa semana, já é o quarto. A Região dos Lagos vive situação atípica de incêndios. Muitas Unidades de Conservação afetadas, APAs do Pau Brasil, Massambaba e Sapiatiba e Parque Estadual da Costa do Sol. A equipe reduzida de guarda parques no PECS. Bombeiros debelando incêndio sem devidos equipamentos. Cadê os guarda Parque brigadistas do PECS?”, questiona ambientalistas ligados a ao Coletivo SOS Dunas.
Leia mais matérias sobre os focos de incêndio na Região dos Lagos aqui no Prensa.