Search
Degradê com CSS

CCJ do Senado aprova fim da eeleição do e propõe mandatos de cinco anos com eleições unificadas

Aprovado texto que extingue reeleição para presidente, governadores e prefeitos e amplia duração dos mandatos; votação em Plenário será em regime de urgência
Senado aprova PEC que extingue reeleição no Executivo, amplia mandatos para cinco anos e unifica eleições a partir de 2034 / divulgação
Senado aprova PEC que extingue reeleição no Executivo, amplia mandatos para cinco anos e unifica eleições a partir de 2034 / divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) a PEC 12/2022, que acaba com a reeleição para cargos do Executivo e estabelece mandatos de cinco anos para presidente, governadores, prefeitos e também para parlamentares. A proposta, relatada por Marcelo Castro (MDB-PI), prevê ainda a unificação das eleições a partir de 2034. O texto segue agora para votação em Plenário, com pedido de urgência.

Com a mudança, deputados federais, estaduais, distritais e vereadores também terão mandatos de cinco anos, mantendo a possibilidade de reeleição. Já os senadores, que inicialmente teriam dez anos de mandato, passarão a cumprir cinco anos, após emenda de Carlos Portinho (PL-RJ). A decisão elimina a atual alternância de renovação parcial do Senado: todos os 81 senadores serão eleitos de uma só vez a partir de 2039.

Fim da reeleição no Executivo

Se a PEC for aprovada, presidente, governadores e prefeitos não poderão disputar um segundo mandato consecutivo. O modelo da reeleição foi incluído na Constituição em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e desde então tem sido alvo de críticas. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), classificou a medida como “um dos piores males do Brasil”, argumento reforçado por Castro, que chamou a reeleição de “malefício” e disse que a proposta resgata a tradição republicana.

Eleições unificadas

Atualmente, o calendário eleitoral é dividido entre eleições municipais e gerais, realizadas a cada dois anos. Com a PEC, todas as disputas ocorrerão juntas, a cada cinco anos, a partir de 2034. O relator defende que a medida trará redução de custos, clareza para os eleitores e equilíbrio para os concorrentes, já que o ocupante de cargos no Executivo não poderá se beneficiar da máquina pública para buscar a recondução.

Mesas diretoras

O texto também altera a composição das mesas diretoras da Câmara e do Senado, que passam a ter mandatos de três anos na primeira etapa e dois anos na segunda dentro da mesma legislatura, preservando a regra de vedação à reeleição para os mesmos cargos.

Apesar da aprovação na CCJ, o tema ainda deve gerar intenso debate em Plenário, sobretudo em torno da duração dos mandatos no Senado e dos impactos da unificação das eleições.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Bailinho do Belli Belli lota em Búzios e já tem nova data marcada

Raylane Mendes emociona público com shows em Araruama e Paraty

Búzios receberá selo do Instituto ODS em cerimônia oficial em São Paulo

Travessia da Independência reúne 150 atletas em Rio das Ostras neste domingo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!