Search
Degradê com CSS

Filhote de Jubarte é encontrado morto em foz do Rio Una

unnamed (4)

A carcaça de um filhote de uma baleia jubarte foi encontrada no fim da tarde deste sábado (8), na Praia de Tamoios, próximo à foz do Rio Una, em uma área de reserva da Marinha, no Segundo Distrito de Cabo Frio. Logo após o avistamento, os órgãos ambientais foram acionados e a coordenadoria de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento enviou uma equipe ao local para avaliar a situação.

Como a carcaça estava em adiantado estado de decomposição, foi decidido que ela seria enterrada em uma área próxima, não divulgada, para que haja a preservação da ossada.  A decisão foi tomada em conjunto entre os agentes da coordenadoria do Meio Ambiente e da CTA, empresa contratada pela Petrobrás para cuidar da fauna marinha nas áreas abrangidas pela Bacia de Santos, da qual Cabo Frio faz parte.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio, pelo tamanho, trata-se de um filhote recém nascido.

“Os filhotes de jubarte nascem após 11 ou 12 meses de gestação, já com tamanho entre quatro e cinco metros, pesando de 800 quilos a uma tonelada. Por esses parâmetros, podemos afirmar que é um filhote nascido há pouco tempo. Infelizmente, houve algum intercurso entre o seu nascimento e o início da amamentação, que causou sua morte”, explicou.

A jubarte é uma espécie cosmopolita, habita todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e, durante o inverno, migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação.

Desde o final de maio e início de junho começaram os relatos das aparições das primeiras baleias, desde a Bahia até o Rio de Janeiro, além do Espírito Santo. O berçário principal em Abrolhos está cheio de mamães com filhotes e, segundo o Instituto Jubarte, da Petrobras, são diários os relatos de observação.

A última estimativa populacional das jubartes brasileiras apontou para a existência de cerca de 17.000 animais.

Na semana anterior uma jubarte já em estado de decomposição foi encontrada no Mangue de Pedras, próximo da foz do Rio Una, em Búzios.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!