Nesta quinta-feira (14), uma carcaça de um filhote d baleia jubarte foi encontrado encalhada nas areias da Praia do Canto, em Búzios. O animal estava com evidentes furos de arpão, o que chamou a atenção dos banhistas que circulavam pelo local.
A Prefeitura de Búzios divulgou uma nota oficial informando que a Secretaria de Meio Ambiente agiu prontamente para isolar a área e iniciar uma investigação sobre as circunstâncias desse incidente.
As marcas de arpão encontradas na parte inferior do animal levantam preocupações sobre a possibilidade de a baleia ter sido ferida por uma embarcação. No entanto, as autoridades são cautelosas em afirmar que se trata de caça, uma vez que filhotes de jubarte geralmente são acompanhados pelas mães, tornando a caça menos provável.
Para determinar as causas da morte do animal, uma equipe de biólogos do Instituto BW, em colaboração com o especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Professor Salvatory, irá realizar uma necropsia detalhada na carcaça do filhote. O procedimento está agendado para esta sexta-feira (15), às 6h.