Começa nesta sexta-feira (13) a etapa de Arraial do Cabo do Festival Maretório, promovido pelo Coletivo Griot, de Cabo Frio, por meio do Edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O festival terá uma série de atividades como oficinas, palestras, rodas de conversa, intervenções artísticas e apresentações de Jongo, Maracatu e outras manifestações da cultura afro-brasileira.
Em Arraial, o evento será realizado até a próxima segunda (16), no campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e no Parque Público Hermes Barcellos, na Prainha. O festival também será realizado em Cabo Frio, nos dias 28 e 29 de janeiro, 2 e 4 de fevereiro. O público pode ter acesso à programação e fazer as inscrições para as oficinas por meio do link https://linktr.ee/festival_maretorio.
Na definição da organização, o Maretório “é um festival composto por encontros de saberes e fazeres tradicionais, dialogando com as contemporaneidades do povo preto, mestres, agentes culturais e artistas da Região do Lagos, habitantes entre o mar e a restinga, faixa geográfica que chamamos de MARETÓRIO”.
Além disso, “é a contribuição para a circulação de atividades que promovam a diversidade na região, com encontros reunindo os saberes e fazeres em torno da cultura da pesca, tais como artesanato de biojóias, culinária “cabista”, os batuques, expressões e sons da diáspora negra, memórias e perspectivas acerca da cultura local”.