A edição de 2025 do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival movimentou R$ 8,4 milhões na economia local durante os quatro dias do feriado de Corpus Christi, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Pela primeira vez, o evento foi realizado com 100% de patrocínio da iniciativa privada, sem uso de recursos públicos.
A pesquisa foi aplicada ao público presente nos cinco palcos do festival e identificou o perfil dos visitantes, meio de transporte, tipo de hospedagem e percepção sobre os serviços locais. Os dados revelam que 90% da rede hoteleira foi ocupada, com maior presença de turistas da capital fluminense. O carro particular foi o principal meio de transporte (69,2%), seguido por ônibus (21,4%).
Entre os entrevistados, 46,9% se hospedaram em casas de amigos ou parentes, 22,8% em hotéis ou pousadas e 15,6% utilizaram plataformas como Airbnb. A pesquisa também aponta que o festival foi o principal motivo da viagem para 62,8% dos visitantes.
A satisfação com o evento foi alta: 64,5% afirmaram que a experiência superou as expectativas, enquanto 30,4% disseram que elas foram totalmente atendidas. Apenas 0,3% relataram frustração com a visita.
Para o secretário Rodrigo Peleteiro, o modelo adotado representa uma virada de chave. “Conseguimos realizar um festival de grande porte com patrocínio 100% privado, o que reduz custos para os cofres públicos e fortalece a parceria com o setor produtivo. É um passo importante para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e modelo sustentável para grandes eventos culturais”, afirmou.