Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Festival Internacional de Dança de Cabo Frio acontece entre os dias 7 e 10 de setembro na Associação Atlética Cabofriense

festiva de dança de cabo frio 2

O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, um dos eventos culturais mais esperados do Estado do Rio de Janeiro, está de volta para sua edição anual. Criado em 2005 pela bailarina e empresária Márcia Sampaio, o festival se consolidou como um marco na cidade e já atraiu mais de 20 mil bailarinos de diversas nacionalidades ao longo dos anos.

Após um hiato de dois anos devido à pandemia, o Festival retornou em grande estilo no ano passado. Desde então, conta com o patrocínio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Turismo, que é a responsável pelo local de realização do evento. O Festival acontecerá entre os dias 7 a 10 de setembro, na Associação Atlética Cabofriense.

A edição de 2023 promete ser inesquecível, com a presença confirmada de bailarinos de todo o Brasil e também de países vizinhos, que desembarcarão em Cabo Frio em setembro para vivenciar e compartilhar a arte da dança.

-Estamos muito felizes em poder voltar a realizar o festival. Depois da pandemia, no ano passado, ele foi um pouco tímido. Mas para este ano temos grandes expectativas principalmente com o corpo de jurados que será formado por grandes artistas da dança, disse Márcia Sampaio.

A organização estima que cerca de 1.500 bailarinos irão participar da mostra competitiva em diversas modalidades, incluindo clássico de repertório, ballet clássico, estilo livre, dança contemporânea, sapateado, danças populares, danças urbanas e jazz. As competições serão divididas em apresentações solo, dupla, trio e conjunto, com categorias infantil, juvenil, sênior e avançado.

A busca pela excelência na dança é incentivada com troféus, medalhas e premiações em dinheiro para os melhores em cada categoria. Nomes de destaque da dança brasileira estarão presentes no corpo de jurados, incluindo Jorge Texeira, diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Cecília Kerche, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Rafael Gomes, coreógrafo carioca; a bailarina e professora Flávia Burlini; o coreógrafo da Dança dos Famosos do Domingão com Hulk, Jaime Bernardes; o professor de sapateado Igor Correa e Rodrigo Soninho, pioneiro do Hip Hop Dance no Rio de Janeiro.

O festival transcende as competições e se torna um verdadeiro espaço para aprimoramento e troca de conhecimentos, com diversos cursos e workshops ministrados pelos jurados.

Outra marca do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio é o Projeto Escola, que promove a inclusão e a diversidade na dança, reunindo os projetos de dança da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, da APAE e de jovens atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara vota aumento do tempo de uso dos táxis em Búzios

Emenda impositiva direciona verbas para Saúde, Cultura e Drenagem no orçamento de 2026

Anderson Chaves defende audiência pública antes de decisão sobre TTS

Dezembro começa com novas ofertas de empregos na Região dos Lagos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]