Neste final de semana, de sexta a domingo (14,15 e16) Búzios registrará movimento superior ao registrado nos três primeiros dias de evento. A expectativa do setor hoteleiro, que já atinge 70% de ocupação, em sua maioria em estabelecimentos de meios de hospedagem localizados no centro, é que este percentual aumente com a aproximação do sábado e do domingo. O período de férias escolares, este mês, também é um importante fator que justifica o aquecimento na economia local.
Na sexta e sábado, o evento acontece no Centro (Rua das Pedras, Manoel Turíbio de Farias e Orla Bardot) e em Manguinhos (no Shopping Aldeia da Praia). Também no sábado, como também no domingos, na Rasa e nos Ossos, na Praça do Inefi e na Lagoa dos Ossos respectivamente.
A pedido do público o Festival começa mais cedo no segundo final de semana
ALDEIA DA PRAIA – 19h às 00h (e não mais a partir das 20h)
LAGOA DOS OSSOS – 14h às 21h (e não mais a partir das 16h)
RASA – vai começar também na sexta-feira
Sexta – 19h às 00h
Sábado – 14h às 21h (e não mais a partir das 16h)
Domingo – 14h às 21h (e não mais a partir das 16h)
Os preços de degustação, entrada, prato principal e sobremesa, variam de R$ 10 a R$ 20. O organizador do Festival, o jornalista Gil Castelo Branco, depois de gozar uns dias de férias na cidade, teve a idéia de criar um evento que até hoje é sucesso e indicado no Calendário Oficial da Cidade.
MÍDIA ESPONTÂNEA
Tanto é sucesso, que é um dos eventos que mais divulga o destino turístico da cidade, garante o empresário Thomas Weber, presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau ( BCVB) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação ( FHBA):
“Sem dúvida, o Festival Gastronômico de Búzios ocupa posição de destaque na mídia nacional de forma espontânea, no período de sua realização. Unir uma gastronomia de alta qualidade e as belezas naturais e encantos do balneário, não há quem resista, vêem prestigiar o evento, sempre sucesso de público reunindo diferentes nacionalidades.”, comentou o empresário.
De acordo com a Associação de Hotéis de Búzios ( AHB ), nos últimos feriados de 2017, a hotelaria de Búzios registrou de 70 a 90% de ocupação. A cidade de Armação dos Búzios conta com uma estrutura capaz de atender a demanda de turistas durante todo o ano, com quase 15 mil leitos em pousadas, hotéis, resorts, 250 restaurantes com boa gastronomia nacional e internacional e milhares de lojas com todo o tipo de produtos. Búzios, inclusive, está próximo a cidade vizinha de Cabo Frio que possui aeroporto internacional.