Imagine degustar o melhor da gastronomia de Rio das Ostras com um preço acessível? Os apaixonados por peixes e crustáceos devem separar os dias de 6 de novembro a 10 de dezembro e prestigiar o tradicional 21º Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras. Pratos que levam salmão marinado, camarão VG, caçonete, bacalhau, siri e outras iguarias custarão até R$29.
O lançamento oficial do evento aconteceu na última terça-feira (31) durante uma coletiva de imprensa no Wine Bar Armazém Cocoricó. Estiveram presentes parte da imprensa local, chefs de cozinha e empresários participantes.
Com mais de duas décadas de sucesso, o evento é promovido pelo Núcleo Gourmet do município e pela prefeitura. O festival proporciona aos apreciadores da boa gastronomia a oportunidade de conhecer diferentes estilos dos 13 restaurantes locais participantes. O evento também conta com três participações especiais, o Language Café, a delicatessen 5 Sentidos e o Braza Grill.
Entre os estabelecimentos participantes serão premiados os três mais bem avaliados pelo júri técnico. Porém, o primeiro colocado será escolhido por voto popular. O júri técnico irá avaliar os seguintes itens: Apresentação, criatividade, paladar e atendimento.
Para o consumidor, serão disponibilizados cartões onde poderão votar em até dois restaurantes. Em seguida, o cliente poderá colocar os votos na urna disponibilizada em todos os restaurantes. O frequentador também irá concorrer a um jantar com direito a um acompanhante.
O chef Pedro Rodrigues, do Bartrô Restaurante e Bistrô, é um dos participantes do festival há vários anos e essa edição não poderia ser diferente. Com a experiência adquirida, o chef criou o prato “Raízes” que leva filé de caçonete sobre um leito de alho poró, ervas frescas, queijo de cabra e farofa crocante.
Rodrigues explica que os itens desse prato foram selecionados pensando na paixão dos riostrenses pelo peixe cação, e consequentemente, pelo caçonete. Além de utilizar fornecedores locais de queijo de cabra, aipim e manteiga, o que se torna um diferencial na valorização do produto local.
“Isso é uma tendência mundial e que eu também estou utilizando. Os fato de utilizar fornecedores da região, além de garantir a qualidade e frescor, confere uma identidade enorme a comida e a gastronomia. Por esses motivos batizei o prato de Raízes”, explicou o chef e proprietário do Bartrô Restaurante e Bistrô.
A chef Fernanda Pinheiro do La Table Cozinha Intimista, local diferenciado onde se opta pela personalização agregada à qualidade, também está participando do festival. Mesclando um entrecôte de contra-fillet e camarão VG sobre raízes defumadas em lenha de nogueira pecan, Fernanda traz o prato “O camarão e o boi”.
“Festivais assim não são apenas um modo de divulgar a gastronomia local, mas de cultivar e formar o paladar das pessoas. Esse mix de carne com o camarão é bem incomum no Brasil. Mas é altamente difundido na França, Espanha e Portugal. Por isso, resolvi apresentar esse prato para as pessoas nessa edição do festival”, salienta a chef Fernanda Pinheiro.
Festival aquece a economia
Eventos como o Festival de Frutos do Mar também colaboram positivamente para o aquecimento da economia local. Na última edição, em 2016, os restaurantes participantes tiveram um excelente retorno.
Alguns empresários, como Isabel Monteiro, proprietária da Provata Pizzaria e Cantina, participam de festivais gastronômicos da cidade com frequência e alcançaram um aumento em seus estabelecimentos de até 40% de frequentadores durante o Festival de Pizza, que aconteceu em junho.
“É a nossa primeira vez no Festival de Frutos do Mar. Estamos felizes em participar já que é um evento tradicional e importante para a economia do município”, analisou a empresária.
A proprietária do Provata Pizzaria e Cantina comentou ainda que é uma oportunidade de melhorar nosso faturamento. “Durante os festivais recebemos muitos novos clientes. Pessoas que nunca tinham entrado no nosso estabelecimento, mas que viraram frequentadores”, conta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Alan Machado, explica que além de incentivar o turismo culinário na cidade, os festivais são um modo de fortalecer a marca de cada estabelecimento e da cidade como polo gastronômico.
“Somos uma cidade com um alto potencial turístico. Assim, agregar a gastronomia a isso só proporciona crescimento a cidade como um todo”, conclui o secretário.
Você pode conferir a lista completa de pratos e estabelecimentos participantes aqui.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/07/12/cafe-e-alta-gastronomia-destaques-do-festival-inverno-de-sabores-em-rio-das-ostras/