Rio das Ostras prepara a 22ª edição do Festival de Frutos do Mar, o principal evento gastronômico da cidade. Esse ano, a novidade fica por conta da realização que será feita em duas etapas. A primeira será no feriadão de 15 e 18 de novembro. Vários restaurantes se concentrarão na quadra esportiva de Boca da Barra, reduto dos pescadores de onde vem a maioria dos pescados. Receitas inéditas serão servidas a partir das 13h.
A segunda etapa, de 19 de novembro a 16 de dezembro, acontecerá internamente e será feita no próprio estabelecimento. Nesta data outros restaurantes participarão do evento.
Um dos mais tradicionais eventos do calendário turístico de Rio das Ostras, o Festival movimenta positivamente a economia da cidade durante o final da baixa temporada, que antecede a chegada do verão. Com o feriadão da Proclamação da República, visitantes e população poderão experimentar o melhor da culinária local.
“Sendo um município praiano o público sempre espera um festival como este. É importante não apenas manter o evento que já é uma tradição na cidade, mas fortalecê-lo. Por isso, depois de muitos anos, estamos trazendo novamente o Festival de Frutos do Mar para fora dos restaurantes para que se torne ainda mais democrático”, contou Aurora Siqueira, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras.
O Festival de Frutos do Mar na Boca da Barra está programado entre 15 e 18 de novembro com pratos servidos a preços variados. Mas de 19 de novembro a 16 de dezembro o evento continua a todo vapor nos restaurantes e desta vez a preço único de R$ 29,90.
“O Festival chega a 22ª edição e é um dos principais eventos de Rio das Ostras, quando o público pode conhecer um pouco da nossa gastronomia. Nos incentiva a criar novas receitas, aumenta o movimento dos estabelecimentos e promove uma troca de experiências entre os cozinheiros, chefs e população”, disse Pedro Rodrigues, empresário.
Escolher Boca da Barra para realizar o Festival de Frutos do Mar não foi uma escolha aleatória. A localidade tem uma forte relação com a Vila de Pescadores onde viveu parte dos primeiros moradores de Rio das Ostras. É de lá que ainda vem boa parte dos pescados da cidade.
Para incrementar o Festival, foram selecionados músicos para apresentação de jazz, bossa, chorinho MPB e rock.
Na primeira etapa, de 15 a 18 de novembro, os participantes serão O Sirizão, Bartrô Restaurante e Bistrô, Traineira, Nonna Cantina, 5 Sentidos, Petiscos Pub Rio das Ostras e Rei do Camarão. Também participarão a Associação de Moradores e Amigos da Boca da Barra e a Associação de Pescadores, Aquicultores e Maricultores de Boca da Barra.