Search
Degradê com CSS

Festival de Cultura e Ativismo reúne coletivos do interior do Rio com saída de Macaé

 

Parte da equipe de alguns coletivos durante o encontro promovido em Macaé pela Mídia Ninja e Fora do Eixo. Foto divulgação
Parte da equipe de alguns coletivos durante o encontro promovido em Macaé pela Mídia Ninja e Fora do Eixo. Foto divulgação

Três dias de troca de experiências ao lado de coletivos do Rio em um espaço para fabulação de novas narrativas e experiências reais do mundo que queremos viver. Essa é a proposta da Descolônia, Festival de Cultura e Ativismo em Rede, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, em Penedo. Os interessados em participar podem contar com transporte gratuito saindo de Macaé, além de hospedagem coletiva em camping. Apenas é preciso levar barracas e objetos pessoais.

Produzido por coletivos independentes e indivíduos com uma longa ou recente trajetória cultural e social das suas cidades, entre eles Mídia Ninja, Coletivo Fora do Eixo, Rama e Circulô, a Descolônia irá receber cerca de 800 pessoas de todo o Estado.

Os coletivos conseguiram alguns apoiadores para o transporte. Com isso, quem tiver interesse em participar, é preciso se inscrever em http://bit.ly/InscrevaSeDescolonia e estar no dia 25, às 11h, no Polo Universitário, em Macaé. As vagas são limitadas para ida e volta. O retorno para Macaé é no dia 27, às 18h.

O Festival Descolônia será no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, que é ativo no empoderamento de pessoas, promovendo experiências culturais e sociais entre os estudantes e a comunidade.
No local haverá área para camping, feira de desEconomia com moeda própria, visita a horta comunitária de Penedo, espaço para crianças e muitos debates de descolonização. Performances, encontro de ativistas, comunicadores e gestores culturais abordarão temas como direitos humanos, midiativismo, sustentabilidade econômica, ambiental e social, mobilidade urbana e transição econômica.

Segundo a organização do encontro, outros temas podem ser trazidos para esta vivência, com intuito de misturar pensamentos e elaborar soluções viáveis para apresentar uma alternativa de sociedade possível.

“Mesmo com o discurso colonizador presente no nosso cotidiano, estão espalhados por esta terra movimentos, coletivos, grupos e famílias que lutam para estourar esta bolha com posicionamentos atrelados ao seu pertencimento. Nas redes da web, nas ruas e becos, permeiam narrativas que preferem uma abordagem colaborativa, construída com a participação da comunidade. É para entrarmos em choque com os conceitos preestabelecidos e repensarmos os discursos que a Descolônia os convida para passar três dias em Penedo”, explica a assessoria de comunicação de evento.

 

Entre na nessa  rede 
Inscreva-se: http://bit.ly/InscrevaSeDescolonia

Apoie essa iniciativa. Doe! http://bit.ly/ApoieOdescolonia

Há mais maneiras de apoiar essa causa. Inscreva-se na programação colaborativa. Participe! http://bit.ly/ProgramacaoColabDescolonia

Ou ajude a contar essa história! Inscreva-se na cobertura colaborativa: http://bit.ly/CoberturaDescolonia

Facebook: http://bit.ly/fbDescolonia

Instagram: @descolonize.se

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!