Por Gustavo Henrique Medeiros
Dois grandes eventos seguidos, o II Festival da Sardinha de Búzios, de 18 a 20 de agosto, e o Búzios Biker Fest, realizado no último final de semana, além de repetirem o sucesso do ano anterior, deixaram enorme contribuição para a cidade; aqueceram a economia local e movimentaram a rede hoteleira, principalmente as pousadas localizadas no centro de Búzios. Os restaurantes também registraram um movimento acima do normal. Mesmo com o tempo frio e chuvoso, os organizadores do Festival da Sardinha aplaudiram o movimento do público, de aproximadamente 1.500 pessoas nos três dias de evento, que reuniu 39 pratos a base de sardinha, shows com banda locais e exibição de vídeos, entre eles, o show ao vivo de Caetano Veloso em 1990, na Lagoinha, em Búzios.
Já a organização do Búzios Biker Fest, que mais uma vez comprovou a sua força como evento motociclístico a região Costa do Sol, atingiu, nos quatro dias de evento, 10 mil pessoas que curtiram diversos shows musicais, praça de alimentação e globo da morte. Na apresentação do show principal, da Banda Faixa Etária, no sábado à noite, as cinco mil pessoas dançaram e cantaram ao som de um rock de primeiríssima qualidade:
– Show impecável com repertório equilibrado e o ‘plus’ da performance da Márcia com aqueles “malabares”, que cria um atrativo visual a mais. Perceptível que se trata de uma banda entrosada, coesa e ensaiada, mas sobretudo profissional. Impossível destacar um dos músicos: todos são excelentes e sobram no palco – elogiou o jornalista Roberto Dutra, 47 anos, é jornalista especializado em motos.
Atualmente faz parte da equipe que edita os cadernos de carros e motos dos jornais O Globo e Extra, do Rio. Foi, por sete anos, um dos 10 jurados do concurso Moto do Ano, da revista Duas Rodas, e ganhou duas vezes o maior prêmio de jornalismo do setor, concedido pela Abraciclo, por matérias com foco em segurança e mobilidade. Nas horas vagas, Roberto Dutra é o Beto Kahena, motociclista com mais de 25 anos de estrada. O apelido vem da exótica moto Kahena 1600, a sucessora da Amazonas, fabricada nos anos 90. Ele teve três, com as quais viajou por anos, e ganhou o apelido nos encontros e nas estradas – onde os motociclistas de verdade escrevem sua história!
Já o presidente do SindSol e do Búzios Convention & Visitors Bureau, empresário Thomas Weber destacou a organização dos dois eventos e as suas importâncias, para o turismo e para a economia da cidade:
– Parabéns aos organizadores do Festival da Sardinha e do Búzios Biker Fest. Mais uma vez, contribuindo de forma brilhante com o turismo e com a economia de nossa cidade. Certamente faremos uma avaliação em conjunto, para ver as falhas e onde podemos ser mais criativos e melhorar para as próximas edições – ressaltou Weber.