Menu

Cidades

Festival da Sardinha de Búzios é um sucesso

WhatsApp Image 2018-08-23 at 11.33.06

Por Gustavo Medeiros

Pratos deliciosos a base de sardinha, organização e boa música caíram no gosto do público que prestigiou no último final de semana, de 17 a 19, a 3º edição do Festival da Sardinha – O evento gastronômico mais saudável de Búzios. O consumo dos mais de 40 pratos expostos, entre eles o, tortelone, hambúrguer, bolinho e tantos outros, superaram as expectativas de venda. A Comissão organizadora do evento, realizado pela Sociedade Esportiva de Búzios, estimou um movimento de 1.500 pessoas nos três dias de Festival. Pratos de outros países como ceviche, do Peru; tabule, do Líbano; o quibe, do Oriente Médio; o Temaki, do Japão, todos a base do peixe, fizeram o maior sucesso.

O Festival da Sardinha começou a chamar a atenção do público muito antes da sua realização, com a divulgação da arte do evento produzida pelo artista plástico e designe gráfico, Alan Câmara. “A arte que fiz para sardinha contém duas mensagens: à distância, o olhar do espectador capta a figura de uma sardinha colorida, preenchida com elementos abstratos que são decifrados na medida que o olhar se aproxima da ilustração e revela um cozinheiro inspirado servindo um delicioso prato de sardinha para um casal. O conceito gráfico da arte tem leveza e cores deliciosas. Exatamente a ideia do Festival”, explicou Alan.

A programação musical foi outro ponto forte do evento, com um mix de bandas locais apresentando MPB, Forró, Instrumental, Pop Rock e música eletrônica. Como no ano passado, a banda Four Sensi, formada por buzianos, tendo o vocal a competente Lais, fez novamente sucesso na noite de sábado. Edu da gaita, como convidado especial da Banda 4 Friends, agitou o público na sexta-feira, na primeira noite do evento. Se apresentaram também a Orquestra Popular Tom Jobim, formada por alunos da Escola Vila Lobos (Núcleo Búzios) e a grupo Peripatéticos, composto por alunos do projeto Circulo Social, cujo objetivo é utilizar a arte circense como instrumento de inclusão. No total, foram nove shows musicais nos três dias de evento.

O jornalista Bebeto Karola, da Folha de Búzios, o maior formador de opinião em mídia sociais, escreveu o seguinte em seu face book sobre a realização do Festival. “Simplesmente espetacular. Quem venha outros. Dou nota mil para todos os envolvidos. Comidas ótimas, bebidas geladas, organização ótima (sempre melhorando) e confusão zero”, comentou o jornalista.

Feliz com o sucesso do evento, o presidente da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), Ednei da Silva Carvalho, o Pitalo, afirmou que a tendência de cada edição é melhorar sempre. “Com relação ao Festival passado, evoluímos muito. A organização foi bem melhor, os pratos expostos e a programação musical foi 10”, comentou Pitaló, que já marcou reunião com a Comissão Organizadora para iniciar os preparativos do quarto festival, em agosto de 2019.

A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), através de seu presidente, empresário Thomas Weber enviou mensagem a Comissão Organizadora do Festival elogiando o evento. “Parabéns a todos os envolvidos neste evento. Foi uma satisfação de todos nós, diretoria e associados, apoiarmos o Festival. Temos a certeza que em 2019 será ainda melhor”, escreveu Thomas.

Pratos para todos os gostos e nacionalidade

O Festival ofereceu também, pratos como sardinha em tiras, tortas, empanadas, pizza, hambúrguer, caldo, bolinho, tortelone, pastel, na brasa, em conversas, frita, panqueca, recheada com batata até sobremesas – bolos e tortas. O valor cobrado, R$ 15,00 por 150 gramas, agradou o público. “Tudo uma delícia. Não sabia que a sardinha proporcionava tantos pratos cada um mais delicioso que o outro. Esse evento na minha cidade faria o maior sucesso”, confessou a paulista de Guarujá, São Paulo, a advogada Maria da Conceição Fiorelli, curtindo as férias em Búzios.

Carol Bueno, proprietária de um dos restaurantes participantes, o Bastidores, participando pela primeira vez do evento, disse: “Foi muito bom, amei participar! Só ouvi elogios e tenho certeza que a cada ano ficará melhor! Obrigada à organização por ter dado a oportunidade “.

O 3º Festival da Sardinha é uma realização da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) e Prefeitura, com o patrocínio do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), Prefeitura de Búzios, In Búzios, Groupe Protection – Vigilância, com apoio da Associação Comercial de Búzios (ACEB), G&C Comunicação, Folha de Búzios, Rádio .estação 104 FM, Posto Jubarte, Costa Pinheiro Advogados e Link Banda Larga

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul