Por Gustavo Medeiros
Pratos deliciosos a base de sardinha, organização e boa música caíram no gosto do público que prestigiou no último final de semana, de 17 a 19, a 3º edição do Festival da Sardinha – O evento gastronômico mais saudável de Búzios. O consumo dos mais de 40 pratos expostos, entre eles o, tortelone, hambúrguer, bolinho e tantos outros, superaram as expectativas de venda. A Comissão organizadora do evento, realizado pela Sociedade Esportiva de Búzios, estimou um movimento de 1.500 pessoas nos três dias de Festival. Pratos de outros países como ceviche, do Peru; tabule, do Líbano; o quibe, do Oriente Médio; o Temaki, do Japão, todos a base do peixe, fizeram o maior sucesso.
O Festival da Sardinha começou a chamar a atenção do público muito antes da sua realização, com a divulgação da arte do evento produzida pelo artista plástico e designe gráfico, Alan Câmara. “A arte que fiz para sardinha contém duas mensagens: à distância, o olhar do espectador capta a figura de uma sardinha colorida, preenchida com elementos abstratos que são decifrados na medida que o olhar se aproxima da ilustração e revela um cozinheiro inspirado servindo um delicioso prato de sardinha para um casal. O conceito gráfico da arte tem leveza e cores deliciosas. Exatamente a ideia do Festival”, explicou Alan.
A programação musical foi outro ponto forte do evento, com um mix de bandas locais apresentando MPB, Forró, Instrumental, Pop Rock e música eletrônica. Como no ano passado, a banda Four Sensi, formada por buzianos, tendo o vocal a competente Lais, fez novamente sucesso na noite de sábado. Edu da gaita, como convidado especial da Banda 4 Friends, agitou o público na sexta-feira, na primeira noite do evento. Se apresentaram também a Orquestra Popular Tom Jobim, formada por alunos da Escola Vila Lobos (Núcleo Búzios) e a grupo Peripatéticos, composto por alunos do projeto Circulo Social, cujo objetivo é utilizar a arte circense como instrumento de inclusão. No total, foram nove shows musicais nos três dias de evento.
O jornalista Bebeto Karola, da Folha de Búzios, o maior formador de opinião em mídia sociais, escreveu o seguinte em seu face book sobre a realização do Festival. “Simplesmente espetacular. Quem venha outros. Dou nota mil para todos os envolvidos. Comidas ótimas, bebidas geladas, organização ótima (sempre melhorando) e confusão zero”, comentou o jornalista.
Feliz com o sucesso do evento, o presidente da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), Ednei da Silva Carvalho, o Pitalo, afirmou que a tendência de cada edição é melhorar sempre. “Com relação ao Festival passado, evoluímos muito. A organização foi bem melhor, os pratos expostos e a programação musical foi 10”, comentou Pitaló, que já marcou reunião com a Comissão Organizadora para iniciar os preparativos do quarto festival, em agosto de 2019.
A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), através de seu presidente, empresário Thomas Weber enviou mensagem a Comissão Organizadora do Festival elogiando o evento. “Parabéns a todos os envolvidos neste evento. Foi uma satisfação de todos nós, diretoria e associados, apoiarmos o Festival. Temos a certeza que em 2019 será ainda melhor”, escreveu Thomas.
Pratos para todos os gostos e nacionalidade
O Festival ofereceu também, pratos como sardinha em tiras, tortas, empanadas, pizza, hambúrguer, caldo, bolinho, tortelone, pastel, na brasa, em conversas, frita, panqueca, recheada com batata até sobremesas – bolos e tortas. O valor cobrado, R$ 15,00 por 150 gramas, agradou o público. “Tudo uma delícia. Não sabia que a sardinha proporcionava tantos pratos cada um mais delicioso que o outro. Esse evento na minha cidade faria o maior sucesso”, confessou a paulista de Guarujá, São Paulo, a advogada Maria da Conceição Fiorelli, curtindo as férias em Búzios.
Carol Bueno, proprietária de um dos restaurantes participantes, o Bastidores, participando pela primeira vez do evento, disse: “Foi muito bom, amei participar! Só ouvi elogios e tenho certeza que a cada ano ficará melhor! Obrigada à organização por ter dado a oportunidade “.
O 3º Festival da Sardinha é uma realização da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) e Prefeitura, com o patrocínio do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), Prefeitura de Búzios, In Búzios, Groupe Protection – Vigilância, com apoio da Associação Comercial de Búzios (ACEB), G&C Comunicação, Folha de Búzios, Rádio .estação 104 FM, Posto Jubarte, Costa Pinheiro Advogados e Link Banda Larga