Menu

Cidades

Festival da Mulher Negra reúne diversas atrações nesta quarta-feira (26)

  • Home
  • Eventos
  • Festival da Mulher Negra reúne diversas atrações nesta quarta-feira (26)
A programação é uma homenagem ao dia 25 de julho, quando se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data para relembrar a luta, memória e resistência das mulheres negras do país.
tereza_de_benguela

O Festival da Mulher Negra será realizado nesta quarta-feira (26), às 18h, na Rinha das Artes, em Macaé, e terá diversas atrações. A programação é uma homenagem ao dia 25 de julho, quando se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data para relembrar a luta, memória e resistência das mulheres negras do país.

O evento é organizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e contará com feira de artesanato com acessórios, livros, roupas e acarajé, além da apresentação musical da cantora Jô Wilmer e os músicos Diego Barros e Saulo Marinho, performance artística com dança de Claudia Bispo e poesia e repertório especial com o grupo Cigarras. Também será lançado o livro “Mulheres que pariram a esperança: Narrativas femininas sobre a vida” editora Africanidades. A obra conta com a produção de moradoras da Nova Esperança e é coordenada pela professora do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rute Costa.

O festival contará também, com a entrega do prêmio Drª Olga Neme, criado para homenagear mulheres empreendedoras e habilidosas, que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural regional. Em função do prêmio, será realizada na página do Instagram da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (@igualdaderacialmacae), a indicação popular para receber votos. A premiação será para quatro mulheres negras que se destacam em várias áreas conforme talento e habilidade.

A advogada Olga Sueli Neme Rios, falecida em 2013, prestou relevantes serviços à sociedade à frente da Organização Não Governamental (ONG) Milagre da Vida. Defensora dos Direitos Humanos, ela se dedicou especialmente a pessoas com vírus HIV.

No dia 2 de agosto (quarta-feira) está previsto o V Fórum de Igualdade Racial, que vai acontecer no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, às 14h.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou