O Festim 2019 (Festival de Esquetes) de Macaé será nos dias 26 e 27 de outubro, no Teatro Municipal, a partir das 18h.
Segundo o ator, produtor e criador do Festim, Aldebaran Bastos, nesta quarta edição, 60 inscrições foram registradas, de vários grupos de teatros do país, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e de cidades da região como Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Araruama, Niterói, Maricá, Rio Bonito, entre outras.
Para prestigiar os dois dias do festival, basta doar um quilo de alimento não perecível. As doações estão sendo feitas nos seguintes pontos: Supermercado Extra (Riviera), Farah Cultural, Fortes Contabilidade, Colégio Aprovado e Espaço Terapêutico Annas e Cia.
Encerradas as inscrições, segundo Aldebaran, o próximo passo é divulgar os 18 trabalhos selecionados pela curadoria e produção do Festim. “A cada ano que passa o festival recebe mais inscrições e o nível tende sempre a ir subindo, já que vai ficando conhecido e sendo divulgado nacionalmente e esse ano selecionamos cenas que abordam variados temas e linguagens, passando pela comédia, pelo drama, pelo teatro contemporâneo”, ressaltou.
O festim, de acordo com Bastos, foi criado para celebrar o mês da cultura, incentivar a produção literária e teatral, formar plateia e inserir Macaé no circuito dos grandes festivais, se tornando um vetor de referência para o interior, promovendo acesso gratuito da população, a manifestações culturais com qualidade.
O Festival de Esquetes de Macaé é uma mostra competitiva de teatro com cenas curtas e terá prêmios em dinheiro, além de troféu e certificado aos grupos participantes. Serão R$ 2.500 em prêmios, que serão distribuídos como Melhor Esquete, para primeiro, segundo e terceiro lugares. Serão premiados também Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Texto, sendo este inédito.
Crédito: Divulgação