A 17ª Festa de Iemanjá em Búzios será realizada neste sábado (7), a partir das 16h, na Praia de Manguinhos, em frente ao Comune, reunindo fiéis, moradores e visitantes em uma celebração da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Tradicional no calendário cultural do município, a Festa de Iemanjá inclui procissão, cânticos, toques sagrados e a entrega do presente à Rainha do Mar. Segundo a Prefeitura de Armação dos Búzios, que apoia o evento por meio da Secretaria de Igualdade Racial e Políticas Públicas, a celebração busca valorizar a diversidade religiosa e as manifestações culturais ligadas à identidade local.







Durante a programação, será realizado o projeto “Candomblé e Saúde”, com oferta de testagens gratuitas para hepatite e HIV. A ação será coordenada pela Dra. Kycia do Ó e tem como objetivo promover prevenção e cuidado em saúde em diálogo com o espaço cultural e religioso.
O cortejo tem início às 15h, com saída na Rua 22, esquina com a Rua 51, no bairro da Rasa. Às 15h45, a procissão chega ao Porto da Barra. O toque para Iemanjá começa às 16h, seguido da entrega do presente à orixá às 17h30. O encerramento está previsto para as 18h.


