O feriado de Corpus Christi é uma data de fé que comemora o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia. A data religiosa será comemorada nesta quinta-feira (16). Os municípios realizam o tradicional tapete de sal e missas nas paróquias. A história dessa data começou há 800 anos, no início do século 12, com uma jovem freira de 16 anos, chamada Juliana.
Durante uma noite, a jovem freira teve uma visão, uma lua esplendorosa e uma faixa escura. Segundo a história, a lua representava a Igreja, e a faixa escura era um sinal que faltava uma festa dedicada à Eucaristia no calendário religioso. A visão que a jovem Juliana teve, ficou guardada como um segredo durante 20 anos. Após esse tempo, a freira compartilhou a visão com duas figuras religiosas, o bispo e amigo, que anos mais tarde se tornou o Papa Urbano 7. Que em 1264 instituiu a festa para a Igreja no mundo todo.
Em 1263, um ano antes de ocorrer a instituição do Corpus Christi como uma celebração, um padre alemão parou na cidade de Bolsena, na Itália, após uma peregrinação à Roma. Enquanto celebrava a Santa Missa sobre o túmulo de Santa Catarina, ele ainda não havia pronunciado nenhuma palavra de consagração, quando um sangue começou a escorrer da Hóstia consagrada, gotejando nas mãos e no corporal. Assustado, ele, a princípio, quis esconder o sangue, mas interrompeu a missa e pediu para ser levado à cidade vizinha de Orvieto, onde o Papa Urbano 7 residia.
O Papa ouviu o relato do padre e mandou emissários para investigar imediatamente. Quando os fatos foram confirmados, ele ordenou ao bispo da diocese que trouxesse à Orvieto a Hóstia e o pano de linho contendo as manchas de sangue. O Papa realizou uma procissão e introduziu as relíquias na catedral.
O corporal de linho contendo as marcas de sangue ainda está reverentemente conservado e exposto na Catedral de Orvieto. Em quase 800 anos de tradição, o feriado também é marcado pelas confecções de tapetes de sal, por onde o Santíssimo Sacramento irá passar. Esta tradição foi trazida pelos portugueses.
“A celebração de Corpus Christi pode ser para nós oportunidade de crescermos na fé, na esperança e na caridade, pois temos este ano como gesto concreto, doações de cobertores e agasalhos para nossos irmãos mais necessitados.”, explica o Padre Gleyson, da Paróquia de Santo Antônio, em Macaé.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.