Search
Degradê com CSS

Festa de Corpus Christi: tradição há quase 800 anos

Conheça a história por trás do feriado
Imagem: Reprodução | Vatican News
Imagem: Reprodução | Vatican News

O feriado de Corpus Christi é uma data de fé que comemora o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia. A data religiosa será comemorada nesta quinta-feira (16). Os municípios realizam o tradicional tapete de sal e missas nas paróquias. A história dessa data começou há 800 anos, no início do século 12, com uma jovem freira de 16 anos, chamada Juliana.

Durante uma noite, a jovem freira teve uma visão, uma lua esplendorosa e uma faixa escura. Segundo a história, a lua representava a Igreja, e a faixa escura era um sinal que faltava uma festa dedicada à Eucaristia no calendário religioso. A visão que a jovem Juliana teve, ficou guardada como um segredo durante 20 anos. Após esse tempo, a freira compartilhou a visão com duas figuras religiosas, o bispo e amigo, que anos mais tarde se tornou o Papa Urbano 7. Que em 1264 instituiu a festa para a Igreja no mundo todo.

Em 1263, um ano antes de ocorrer a instituição do Corpus Christi como uma celebração, um padre alemão parou na cidade de Bolsena, na Itália, após uma peregrinação à Roma. Enquanto celebrava a Santa Missa sobre o túmulo de Santa Catarina, ele ainda não havia pronunciado nenhuma palavra de consagração, quando um sangue começou a escorrer da Hóstia consagrada, gotejando nas mãos e no corporal. Assustado, ele, a princípio, quis esconder o sangue, mas interrompeu a missa e pediu para ser levado à cidade vizinha de Orvieto, onde o Papa Urbano 7 residia.

O Papa ouviu o relato do padre e mandou emissários para investigar imediatamente. Quando os fatos foram confirmados, ele ordenou ao bispo da diocese que trouxesse à Orvieto a Hóstia e o pano de linho contendo as manchas de sangue. O Papa realizou uma procissão e introduziu as relíquias na catedral.

O corporal de linho contendo as marcas de sangue ainda está reverentemente conservado e exposto na Catedral de Orvieto. Em quase 800 anos de tradição, o feriado também é marcado pelas confecções de tapetes de sal, por onde o Santíssimo Sacramento irá passar. Esta tradição foi trazida pelos portugueses.

“A celebração de Corpus Christi pode ser para nós oportunidade de crescermos na fé, na esperança e na caridade, pois temos este ano como gesto concreto, doações de cobertores e agasalhos para nossos irmãos mais necessitados.”, explica o Padre Gleyson, da Paróquia de Santo Antônio, em Macaé.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!