O feriado da Independência está sendo considerado por muitos o marco da retomada econômica de Macaé. De acordo com os hoteleiros, a cidade manteve taxa de ocupação girando entre 60% a 70%. Em relação aos restaurantes e lanchonetes, as vendas ficaram dentro das estimativas de aumento e chegaram a 20% de crescimento.
Segundo Gesionildo Borges, empresário e administrador de hotel, a cidade atrai visitantes pois está na “zona Verde” do levantamento de incidência do Coronavírus, que permite a reabertura parcial do comércio.
“Conversamos com os gerentes dos hotéis e conseguimos alcançar ocupação de 60% em média. Estamos lutando para manter os estabelecimentos abertos na cidade. Alguns infelizmente fecharam as portas, como é o caso do Prata, o Ramada, todos na orla de Cavaleiros”, disse.
Prefeitura atua no feriado
Neste feriado, a Coordenadoria Especial de Posturas atuou nos locais de maior concentração de pessoas, como as praias. Foram autuadas 23 pessoas pelo não uso de máscara, cinco estabelecimentos intimados e cinco ambulantes irregulares também foram retirados das Praias do Cavaleiros e Pecado.
Já a Secretaria de Serviços Públicos manteve a limpeza da cidade, tanto na área urbana como região serrana. Quanto aos hotéis, continuam fechados para turismo de lazer, segundo informação da Secretaria de Comunicação Social de Macaé.