Ao que parece o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio (PSDB), tirou a mão dos ombros de seu secretário de Educação, Guto Garcia, e a nova escolha para representar o governo na disputa eleitoral 2020, seria o do deputado federal pelo PSL, Felício Laterça.
Laterça foi delegado da Polícia Federal na cidade até 2018, quando foi eleito. É o nome mais ventilado, inclusive por pessoas de dentro do governo, como sendo o mais cotado. Sobre a desistência de Guto em favor de Laterça, analistas apontam que Aluízio quer alguém com mais energia e que demonstre força, no caso não necessariamente política, mas que a população sinta firmeza no discurso.
Laterça é identificado como extrema direita, foi eleito na onda dos discursos de conservadorismo na pauta de costumes e de posicionamento mais agressivo em relação a segurança pública e outros temas. Vale ressaltar que no dia 1º de janeiro deste ano, em encontro realizado no Prodigy Santos Smunt, no Rio de Janeiro, onde estava presente o Dr. Aluizio, o discurso do tal “Novo PSDB” era outro. O partido tucano inventou um termo o “centro democrático” para se afastar do chamado “bolsonarismo” e também do PSL. Tudo isso visando o futuro; eleger o governador de São Paulo, João Dória nas eleições presidenciais de 2022.
Ao que parece se há afastamentos ideológicos ou estratégicos entre PSDB e PSL, não é na esfera municipal, principalmente em Macaé.