Na edição passada o produtor do Festival, Gil Castelo Branco, já tinha disponibilizado o espaço para feira que privilegia o produtor local
Este ano em Búzios se consolida a união de duas iniciativas de sucesso: O Festival Gastronômico de Búzios e Feira Periurbana. Há 16 anos colocando o balneário na rota do interesse gastronômico e gerando um fluxo turístico muito bem vindo pra Cidade no período conhecido como baixa temporada, o Festival Gastronômico de Búzios é uma iniciativa do produtor Gil Castelo Branco. Desde a última edição que Gil disponibilizou para a Feira Periurbana um espaço gratuito durante os dois finais de semana em que o evento agita a Cidade. Serão 3 barracas, uma dedicada aos produtos de hortifrutigranjeiro e duas aos produtos do espaço gourmet que funciona todos os sábados na feira.
“Sempre abri espaço no Festival para projetos sociais, grupos locais. Chegou à vez da feira e acredito que eles estão sabendo ocupar muito bem esse espaço. A cidade abraçou a feira e o Festival também.”, contou Gil Castelo Branco.
A Feira Periurbana de Búzios começou pequenina no centro da Cidade e em seguida, com a luta de Hamber Carvalho e outros produtores rurais, mudou-se para a Praça da Ferradura em uma iniciativa de ocupar o espaço público com a reunião de pequenos produtores locais da parte continental e da península do município, que se dedicam à produção de hortaliças, legumes, frutas, galinhas e ovos, aipim, geleias, doces, pães e bolos caseiros. Além de defumados, peixes e frutos do mar processados. Logo em seguida foram criados o espaço de artesanato e o espaço gourmet. Sempre criando eventos com apresentações culturais e novidades a feira ganhou o coração dos moradores e visitantes.
“É uma oportunidade importante pra feira expandir sua atuação social na cidade e também há uma total interação entre a nossa proposta e o evento já consolidado que é o Festival.”, contou Hamber Carvalho, um dos responsáveis pela coordenação da Feira Periurbana.
O Festival Gastronômico de Búzios é o maior evento de gastronomia da Costa do Sol no Estado do Rio de Janeiro. Uma vez por ano, durante dois finais de semana de julho, o balneário – conhecido por ser o quinto destino turístico do Brasil – ganha um atrativo a mais: suas conhecidas delícias gastronômicas são oferecidas a preços populares em uma apetitosa festa para o paladar.
O festival é um brinde a degustação, com suas mesas e cadeiras espalhadas pela calçada e com a participação de 50 restaurantes que apresentam o que tem de melhor em entrada, prato principal ou sobremesa. Um circuito de delícias para deixar todo o público com água na boca e… Aproveitar para se deliciar com muitos pratos oferecidos – já que as porções são na medida para uma degustação, ouvir a história da criação do prato e seus ingredientes contados pelo próprio chef – nestes dias na rua, junto com o público.
Com público de todas as idades, o Festival atrai pessoas do Rio, de cidades vizinhas e de diferentes partes do mundo Nem precisa falar que o charmoso balneário fica lotado. Mais de 30 mil pessoas circulam por Búzios durante o festival, que esse ano acontece nos dias 7, 8 e 14, 15 de julho.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/03/02/gil-o-produtor/