Pular para o conteúdo
Search

Feira Livre Periurbana de Búzios chega ao século 21

Única cidade da região a conseguir manter sua feira livre em atividade, Búzios mostra a organização e capacidade de reinvenção de seus agricultores e feirantes

Em Búzios tem agricultor familiar torcendo a língua pra explicar as novas formas de fazer o produto chegar ao cliente. Oferecendo serviço de delivery e um drive through, produtores que participam da Feira Livre Periurbana continuam trabalhando normalmente, o que significa produzir e vender, mesmo em época de pandemia.

Karla Carvalho/ Gonzalo Arselli

Para a agricultora Karla Carvalho o delivery foi uma descoberta tão boa, que mesmo quando o perigo do coronavírus passar, e a feira puder acontecer novamente, as entregas em casa vão continuar.

– Estamos conseguindo colocar a mercadoria pra fora e atender todo mundo. Isso é tudo o que precisamos! O mais difícil sempre foi escoar a produção, e aqui em Búzios a gente conseguiu manter isso. No início foi difícil organizar um sistema de trabalho. No primeiro dia trabalhamos das 4h30 da manhã às 22h fazendo entregas. Hoje a gente termina às 15h e dá conta de tudo – diz satisfeita.

Pelo menos até dezembro a Feira Periurbana não voltará a ser presencial, da forma como acontecia antes da pandemia. Mas o delivery foi uma descoberta tão boa, que mesmo quando o perigo do coronavírus passar, e a feira puder acontecer novamente, as entregas em casa vão continuar/ Gonzalo Arselli

Tendo o dia 21 de março como marco da última feira realizada na Praça Dona Dita, na Ferradura, a Feira Periurbana segue se reinventando. Vendo todas as feiras livres dos municípios vizinhos suspenderem suas atividades e junto com elas o ganha pão de diversos produtores, a Associação da Feira Periurbana conseguiu a autorização do prefeito André Granado para funcionar em área da secretaria de Meio Ambiente, conquistando um local onde é possível manter o controle sanitário, trabalhando de forma diferenciada.

– Aos sábados, na área da secretaria a gente organiza todas as entregas. As que serão levadas na casa do cliente, e as que serão entregues no próprio local em sistema de drive trhu. Ninguém pega em dinheiro, só vale cartão na maquininha e todos de máscara com muito álcool gel – explica Hamber Carvalho, feirante e um dos organizadores da feira online.

Hamber afirma que pelo menos até dezembro a Feira Periurbana não voltará a ser presencial, da forma como acontecia antes da pandemia. Por isso ele reforça a importância em manter em nível máximo o controle sanitário, pois a contaminação de apenas um feirante pode suspender a atividade de todos. 

– Mesmo que a prefeitura autorize, nós não vamos voltar para a Ferradura nos próximos meses. Em dezembro a gente avalia, mas antes disso não podemos. Não podemos expor o trabalhador – completa.

Feirante do século 21

O cliente escolhe e faz contato direto com o produtor, sem intermediário/Gonzalo Arselli

Contabilizando 17 feiras montadas com pedidos que chegaram via internet, o sistema montado pelos feirantes não deixa ninguém parado. No domingo o grupo já está avaliando como foi a feira de sábado, e planejando a semana. Até terça-feira todos já informaram os produtos que possuem para vender, e tudo vai para o Facebook. Na página da Feira Livre Periurbana, cada feirante apresenta sua lista de produtos. O cliente escolhe e faz contato direto com o produtor, sem intermediário. Na sexta-feira todos montam suas sacolas com os pedidos recebidos e no sábado acontece a entrega. Mesmo que a pessoa compre com diferentes feirantes, receberá uma única entrega com tudo junto.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.