Maricá promove de 26 a 28 de outubro a terceira edição da Feira das Profissões, evento com debates, palestras e ofertas de empregos e cursos, que acontece das 14h às 20h, no Esporte Clube Maricá, no Centro. O espaço reunirá estandes de diversas empresas públicas e privadas, e de instituições de ensino técnico e universitário, e é uma excelente oportunidade para busca do primeiro emprego e para recolocação no mercado de trabalho.
A feira é uma oportunidade de conhecer as tendências do mercado e os participantes poderão descobrir vocações que possam aperfeiçoar seus currículos. Estão confirmadas palestras sobre tendências da moda, oportunidades para empreendedores e acessibilidade para pessoas com deficiência. A programação ainda inclui painéis com representantes das secretarias municipais de Economia Solidária e Transportes, além da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e do Banco Mumbuca.
Marcus Bambam, secretário de Trabalho, destaca que a Feira das Profissões é uma oportunidade para todos os públicos. “Os jovens que estão em dúvida em qual profissão seguir poderão conhecer mais sobre as áreas de interesse. Abre também uma opção para aqueles profissionais que já estão no mercado de conhecerem e até mudarem de profissão”, destaca Bambam.
Entre os painéis, destaques para a Escola de Startup, parques tecnológicos e incubadoras de empresas, Mumbuca Verde (moeda digital de compensação ambiental), Mumbucar (aplicativo utilizado para corridas de táxis pago com moeda social que passará a incluir mototaxistas), economia solidária e modelos alternativos de desenvolvimento, formação turística, mercado de tecnologia e inovação, além de aplicativos de compras com moeda social e de mobilidade.
O evento também reunirá estandes de empresas de moda, estética e beleza, universidades, construção civil, livros, cursos de idiomas, de guias de turismo de Maricá e das autarquias da prefeitura – Codemar, Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Empresa Pública de Transportes (EPT), Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e Instituto de Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).
Pomar
O Polo de Moda de Maricá (Pomar) participará, na quinta-feira (26), às 17h, de palestra realizada pelo Inova Moda Digital, resultado de uma parceria entre o Senai Cetiqt e o Sebrae Nacional, que tem como objetivo fortalecer micro e pequenos negócios de moda e confecção da indústria brasileira. A palestra vai ser no auditório 3.
Será apresentado o estudo de macrotendências de moda sobre a estação Outono-Inverno 2024. Os conceitos apresentados servem como direcionamentos para o desenvolvimento de negócios, produtos e coleções.
Programação
Quinta-feira (26/10)
14h – Abertura com prefeito Fabiano Horta, secretário de Trabalho Marcos Bambam e presidente da Codemar Hamilton Lacerda
16h – Painel 1:Tecnologia, Desenvolvimento e Trabalho – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Educação para transformação: Programa Maricá Edutech e Escola de Startup de Maricá” com Edson Romão (Adaptideas)
16h30 – Martius Vicente (diretor da Faculdade de Administração da UFF)
17h – Palestra “Espetáculo: fora do eixo macro – tendência a Outono-Inverno 24” com Angélica Coelho, especialista em Industria Avançada Confecção 4.0 e bacharel em Design
18h – Painel 2:Tecnologia e Criação de Novas Empresas – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Parques tecnológicos e incubadoras de empresas” com Catarina Azevedo (responsável técnica da rede de incubadoras)
18h30 – Willian Higa (Codemar)
19h – Debate
19h30 – Encerramento
Sexta-feira (27/10)
14h – Palestra “Tendências na indústria da moda: oportunidades para empreendedores” com Márcio Porciúncula, publicitário e design gráfico com pós-graduação em Gestão de Negócios.
14h30 – Painel 3: Economia Verde – Mediador Danilo Pitarello. Tema “Mumbuca Verde: preservar o meio ambiente e gerar riqueza” com Pamela Pádua (BMV)
15h – Paulo Neto (diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar)
15h30 – Debate
16h – Painel 4: Trabalho, Diversidade e Inclusão – Mediador Danilo Pitarello. Tema “Políticas inclusivas para o mercado de tecnologia e inovação” com Jennifer Lemos (Codemar)
16h30 – Camila Cristina Ribeiro Silvestre (CEO no Studio das Pretas)
17h – Bruno Campos Macedo (colaborador do Banco Mumbuca)
17h30 – Debate
18h – “As relações das pessoas no ambiente de trabalho” com Walter Thuller
19h – Encerramento
Sábado (28/10)
14h – Abertura com vídeos da Codemar
14h30 – Painel 5: Economia Solidária – mediador Danilo Pitarello. Tema “Economia Solidária e modelos alternativos de desenvolvimento” com Andrea Cunha (secretária municipal de Economia Solidária)
15h – Joaquim Melo (diretor da plataforma E-Dinheiro e criador do Banco Palmas)
15h30 – Manuela Mello (presidente do Banco Mumbuca)
15h30 – Palestra “As pessoas surdas no papel do futuro: Educação, Tecnologia e Acessibilidade” com Joaquim da Silva Júnior, doutorando em Gestão de Sistemas Complexos da UFRJ e presidente da Associação de Tecnologia de Inovações de Surdos.
16h – Debate
16h30 – Painel 6: Inovação, Cultura e Desenvolvimento – mediador Danilo Pitarello. Debatedores: Renata Santos (UFRJ) e Laiz Peres Solis (Codemar)
18h – Debate
19h – Painel 7: Tecnologia e Políticas Públicas – Mosaico de Aplicativos – mediador Danilo Pitarello. Tema “Fábrica de aplicativos da Codemar: MumbuCar rumo à inclusão de serviços de mototaxistas” com Douglas Oliveira (secretário municipal de Transportes)
19h30 – Messias (liderança dos mototaxistas)
20h – Debate
20h30 – Encerramento